terça-feira, 15 de março de 2011

Tóquio tem radioatividade acima do normal

Níveis anormais não devem afetar a saúde humana, segundo as autoridades

Um nível de radioatividade levemente superior ao normal foi detectado na manhã desta terça-feira (15) em Tóquio, segundo as autoridades locais, que descartam qualquer risco para a saúde humana.
Sairi Koga, responsável da prefeitura da capital japonesa, confirmou a informação.
- Registramos um nível de radiação superior ao normal esta manhã em Tóquio. Mas não se trata de um índice suficiente para afetar a saúde humana.
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, informou mais cedo que o nível de radiação subiu "consideravelmente" na central nuclear de Fukushima 1 após um incêndio no reator 4.
O premiê pediu à população que não saia de casa e que adote medidas de proteção contra a radiação em um raio de 30 km em torno da central nuclear.
Em Fukushima, risco é alto
Segundo o jornal britânico The Guardian, o porta-voz do governo japonês, Yukio Edano afirmou que os níveis atuais de radiação em Fukushima podem afetar saúde humana.
- As leituras foram realizadas perto da área onde nós acreditamos que a libertação de substâncias radioativas está ocorrendo. Quanto mais longe você for, mais valores devem ir para baixo.
Ele pede que as pessoas permaneçam dentro de casa para que não sejam expostas a qualquer radiação que possa vazar do complexo nuclear.
Nesta segunda-feira (14), o governo divulgou um novo balanço que aponta 2.414 mortos, 3.118 pessoas estão desaparecidas e 1.885 ficaram feridas, de acordo com a Agência Nacional de Polícia e Desastres de Emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário