quinta-feira, 12 de maio de 2011

Operadora de usina nuclear do Japão diz ter encerrado vazamento radioativo

Trabalhador relatou vazamento do reator 3 no dia em que terremoto completou 2 meses



 operadora da usina nuclear japonesa Fukushima Daiichi, danificada pelo tsunami e o terremoto de 11 de março, disse nesta quarta-feira (11) que um novo vazamento de água radioativa, que estaria indo para o oceano, já foi fechado.
Segundo um porta-voz da Tokyo Electric Power Co. (Tepco), trabalhadores conseguiram fechar o vazamento que foi descoberto mais cedo em um poço de armazenamento externo do reator 3 da usina, a poucos metros do mar.
O reator 2 da usina teve vazamentos semelhantes que a operadora conseguiu controlar no mês passado com vidro líquido e outras substâncias.
Desde o terremoto e o tsunami de 11 de março no nordeste do Japão, a Tepco está tendo que despejar água sobre os reatores para resfriá-los, mas também foi necessário encontrar espaço para armazenar a água contaminada.
O Ministério das Relações Exteriores de Japão informou os Estados Unidos e países vizinhos sobre o vazamento desta quarta, segundo Hidehiko Nishiyama, porta-voz da agência de segurança nuclear japonesa. China e a Coreia do Sul criticaram o Japão quando o país despejou milhares de toneladas de água contaminada da usina no mar, no mês passado, sem um aviso prévio.
Hoje, o desastre natural completa dois meses com um balanço de 14.949 mortes já confirmadas  no país, enquanto 9.880 pessoas ainda estão desaparecidas.
Já a crise nuclear em Fukushima, a pior desde o acidente de Chernobyl (Ucrânia, antiga URSS) em 1986, obrigou o governo a isolar uma área de 20 km ao redor da usina e fez o país rever seu modelo energético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário