segunda-feira, 18 de julho de 2011

Carne de Fukushima apresentou altos níveis de césio radioativo

O governo metropolitano de Tóquio  detectou níveis de césio radioativo 4,6 vezes o padrão nacional na carne de uma vaca criada em Minami-Soma, na província de Fukushima, disseram autoridades.
A carne bovina  apresentou níveis de césio de 2.300 bequeréis por quilo. O padrão nacional é de 500 bequeréis.
Níveis de césio radioativo 4,6 vezes o padrão nacional
Funcionários do governo metropolitano disseram que foi a primeira vez que elementos radioativos em teores superiores às normas nacionais foram detectados no setor de carnes.
Carne de outros 10 bovinos da mesma fazenda também foram enviados para o matadouro e testadas, disseram autoridades.
A carne desses dez animais estão sendo armazenadas em uma usina de processamento e não chegaram aos mercados.
A prefeitura de Fukushima pediu ao governo da cidade de Minami-Soma e organizações relevantes para cessar o transporte de gado criado na cidade para o consumo de carne bovina.
De acordo com funcionários do governo metropolitano, foram feitos testes de radição nos bovinos após serem processados no matadouro Shibaura do mercado atacadista central .
A fazenda onde o gado foi criado encontra-se dentro da zona em que os residentes foram evacuados em situações de emergência, devido ao acidente nuclear na usina Fukushima No. 1.
As superfícies dos corpos do gado em questão foram testados em 26 de junho, porém não foram detectados materiais radioativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário