quarta-feira, 20 de julho de 2011

Duas redes venderam carne de animais alimentados com ração contaminada

Ito-Yokado admitiu ter vendido 41,7 quilos da carne para dois estabelecimentos de Chiba. Aeon distribuiu 12,6 quilos do produto a clientes em Nagoya e Hyogo

- Efe

Duas redes de supermercados japoneses anunciaram nesta segunda-feira que venderam carne bovina da província de Fukushima, onde fica a usina nuclear, onde os animais foram alimentados com ração contaminada por césio radioativo. A empresa Ito-Yokado admitiu ter vendido 41,7 quilos desta carne a dois estabelecimentos de Chiba (ao leste de Tóquio), enquanto Aeon disse ter distribuído 12,6 quilos do produto a clientes de seus supermercados em Nagoya e Hyogo (centro do Japão), informou a agência "Kyodo".
Autoridades do Japão e empresários rastreiam os cortes de procedentes de mais de cem vacas, depois que no fim de semana fossem detectados outros 84 exemplares de cinco fazendas de Fukushima alimentados com ração contaminada. Os proprietários das granjas admitiram não saber da ordem emitida pelo Governo no dia 19 de março para não utilizar ração armazenada no exterior, diante da possibilidade de contaminação pelas emissões da central de Fukushima, seriamente danificada pelo terremoto e o tsunami de 11 de março.
Pelos cálculos da agência "Kyodo", já são 143 os animais expostos ou sob suspeita de terem sido expostos ao césio radioativo, depois que em 10 de julho se detectassem pela primeira vez níveis deste isótopo radioativo acima do permitido na carne de seis vacas procedente de Fukushima.
A carne dos 143 exemplares foi distribuída em ao menos 37 das 47 províncias japonesas, segundo "Kyodo". O Governo de Fukushima continua fazendo testes em forragens e às vacas em todas as granjas da província, e pediu aos criadores de gado que deixem de distribuir carne por enquanto.
Espera-se que o Governo central proíba a partir desta terça-feira qualquer envio de carne bovina de Fukushima e é possível que amplie a suspensão a outras províncias, segundo disse neste fim de semana o vice-ministro de Saúde, Kohei Otsuka. A ração de uma das fazendas nas quais se detectaram pasto contaminado no fim de semana passado procedia de Koriyama, a 60 quilômetros ao oeste da central, e continha 500 mil becquereles de césio por quilo, 278 vezes mais que o permitido pelo Governo japonês.





Ao menos 648 vacas foram alimentadas com forragem radioativa

O Ministério da Saúde do Japão, porém, indicou que a ingestão de carne com níveis de césio radioativo superiores ao limite fixado pelo Governo não afeta seriamente a saúde.

- Efe


As autoridades do Japão confirmaram que pelo menos 648 vacas foram alimentadas com forragem contaminada pelas emissões da usina nuclear de Fukushima, o que aumentou a preocupação pela distribuição de carne com césio radioativo, informou nesta terça-feira a agência "Kyodo".
Nas últimas horas, foram detectados 505 novos casos de animais alimentados com forragem contaminada, que se somam aos 143 analisados desde 10 de julho, quando pela primeira vez foram registrados níveis deste isótopo radioativo acima dos permitidos na carne de seis vacas procedentes de Fukushima.
O governo de Fukushima pediu a seus criadores de gado que parem de distribuir carne por enquanto, e espera-se que o Executivo japonês proíba a partir desta terça-feira qualquer envio de carne desta província.
Dos 505 novos casos, 411 procedem de sete fazendas na província de Fukushima, onde se situa a usina danificada gravemente pelo tsunami e o terremoto de 11 de março. A forragem de uma destas sete explorações, situada em Motomiya, 57 quilômetros ao noroeste da usina, continha 690 mil becquerels de césio por quilo, 1.380 vezes o limite permitido pelo Governo japonês e a máxima concentração registrada até o momento.
Outras 24 vacas das detectadas nesta segunda-feira foram criadas na província de Niigata (noroeste) e alimentadas com forragem da província de Miyagi, que faz fronteira com Fukushima, enquanto as 70 restantes procedem de quatro fazendas da província de Yamagata, também ao norte de Fukushima.
A carne destas 505 vacas foi distribuída em pelo menos 38 das 47 províncias japonesas, segundo a agência "Kyodo". O Ministério da Saúde do Japão, porém, indicou que a ingestão de carne com níveis de césio radioativo superiores ao limite fixado pelo Governo não afeta seriamente a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário