domingo, 13 de novembro de 2011

Jornalistas visitam usina de Fukushima pela primeira vez após acidente nuclear

Níveis de radiação na usina caíram de forma considerável, atesta governo

Um limitado grupo de jornalistas entrou neste sábado (12) na usina nuclear de Fukushima Daiichi pela primeira vez desde o início da crise atômica no Japão, iniciada no dia 11 de março de 2011, em uma visita guiada e organizada pelo governo japonês, informa a agência de notícias local Kyodo.
Equipados com trajes de proteção, os jornalistas inspecionaram o complexo de Fukushima durante três horas acompanhados pelo ministro japonês encarregado da crise nuclear, Goshi Hosono.
Até agora, a empresa administradora da usina, Tokyo Electric Power Company (Tepco), não tinha permitido a entrada da imprensa ao local por considerar que os níveis de radiação eram altos demais.
Os níveis de radiação emitidos pela central caíram de forma considerável nos últimos meses, destaca a companhia. Os jornalistas também visitaram a base de operações de onde são coordenados os trabalhos de limpeza na área e o acampamento onde estão alojados os operários e membros das Forças de Autodefesa japonesas, situado em um campo de futebol a cerca de 20 km da usina, informou a emissora televisão local NHK.
Durante a visita, os jornalistas puderam comprovar o funcionamento dos equipamentos de medição de radiação da central e examinar uma área de armazenamento de resíduos. Segundo a Tepco, as condições de vida dos operários melhoraram nos últimos oito meses. Trabalhadores, que antes dormiam no chão, já contam com uma clínica e um refeitório aberto durante o dia todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário