quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Simulação: 70% da radiação de Fukushima parou no mar


JAPÃO-

As substâncias radioativas liberadas pela usina na atmosfera atravessaram o Oceano Pacífico e praticamente deram a volta ao mundo em 10 dias

Tóquio, nov - Uma simulação feita pelo Instituto de Climatologia da Agência Meteorológica do Japão, localizado em Tsukuba (Ibaraki), mostra que mais da metade da radiação liberada na atmosfera pela usina nuclear de Fukushima caiu no mar. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, segundo a agência de notícias Kyodo.

Pela simulação, as substâncias radioativas espalhadas pelo ar atravessaram o Oceano Pacífico e praticamente deram a volta ao mundo em 10 dias. Cerca de 70% do césio liberado pela usina, danificada durante o terremoto e tsunami de 11 de março, caiu no mar e outros 30% foram parar na terra através das chuvas.

Segundo o pesquisador Yasumichi Tanaka, que liderou a equipe do Instituto de Climatologia, o território japonês foi beneficiado pelo fato da usina de Fukushima estar localizada no litoral leste e os ventos costumam soprar do oeste para o leste nos meses de março e abril, a época mais crítica do acidente nuclear. Com isso, a maior parte das substâncias radioativas foi levada em direção ao mar, ao invés de sobrevoar o arquipélago.
foto
Operário mede radiação no mar, nas proximidades da usina nuclear de Fukushima

Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário