terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Meiji descobre césio radioativo em 400 mil latas de leite em pó


JAPÃO


Apesar da quantidade de radiação ser bem inferior ao limite, a fabricante resolveu trocar os produtos por questões de segurança
REUTERS
Tóquio, 6/dez - A fabricante de produtos alimentícios Meiji anunciou nesta terça-feira que está providenciando a troca gratuita de 400 mil latas de leite em pó Step de 850 gramas (foto) contaminadas com césio radioativo.

Um exame feito pela própria empresa constatou a existência de 21,5 a 30,8 becquerels de césio para cada um quilo de leite. Apesar da quantidade ser bem inferior ao limite determinado pela Vigilância Sanitária japonesa, que é de de 200 becquerels por quilo, a Meiji resolveu trocar os produtos por questões de segurança.

As latas de leite em pó contaminadas têm data de validade em 4, 21, 22, 23 e 24 de outubro de 2012, mas a fabricante também vai trocar os produtos referentes a outros dias, totalizando 400 mil unidades.

O leite em pó foi produzido em uma unidade da Meiji em Kasukabe (Saitama) e a contaminação ocorreu quando o produto passou por uma máquina que libera ar quente. A empresa acredita que o césio originou da usina nuclear de Fukushima e que de alguma forma entrou na fábrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário