sábado, 31 de março de 2012

Japão rebaixa as restrições em torno de Fukushima

Japão

Rua deserta dentro da área de exclusão por contaminação, próximo a usina nuclear de Fukushima, no Japão (foto David Guttenfelder/Reuters)
Rua deserta dentro da área de exclusão por contaminação, próximo a usina nuclear de Fukushima, no Japão
Governo permitirá retorno de moradores deslocados da zona de exclusão



O governo do Japão vai rebaixar a partir deste domingo as restrições de entrada em dois municípios situados na zona de exclusão de 20 quilômetros em torno da usina nuclear de Fukushima, informou a emissora de televisão pública NHK.

Desta forma, os residentes das localidades de Tamura e Kawauchi, na beira da área de exclusão, poderão visitar suas casas, abandonadas há um ano por causa do acidente na usina nuclear de Daiichi. Cerca de 16.000 pessoas serão autorizadas a entrarem na zona de evacuação, mas ainda não será possível passar a noite no local.

Cautela -
 Apesar da permissão, o governo não espera um retorno em massa dos moradores, já que muitos indicaram que vão aguardar o avanço dos trabalhos de descontaminação iniciados este ano.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira durante reunião com o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, para estabelecer novos parâmetros de classificação das zonas de evacuação. Nas áreas com baixo grau de radioatividade, o governo vai trabalhar para o retorno imediato dos moradores. Nas zonas com nível médio de radiação, será permitido apenas o acesso restrito. E nos casos mais graves, ninguém poderá retornar.

O acidente desencadeado na central de Fukushima pelo devastador tsunami de março de 2011 forçou a retirada de cerca de 80 mil pessoas em 11 municípios ao redor da usina. Além de Tamura e Kawauchi, as autoridades seguirão revisando as condições existentes nas outras oito localidades afetadas para decidir sobre o eventual retorno de deslocados.


Fonte Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário