quinta-feira, 31 de maio de 2012

Quatro mulheres e dois homens condenados à morte por dançar no Paquistão

Grupo filmado dançando em festa de casamento foi execrado por líderes religiosos

A polícia paquistanesa prendeu um grupo de muçulmanos que foi filmado dançando e cantando em uma festa de casamento em Gada, no norte do país.

O vídeo, feito por um aparelho celular, mostra quatro mulheres e dois homens dançando juntos. De acordo com os rigorosos costumes, homens e mulheres não podem se misturar em festas.

Abdul Majeed Afridi, um dos policiais locais, afirmou que os seis foram condenados à pena de morte.

— Foi decidido que os homens serão mortos antes. Como eles conseguiram fugir, as mulheres estão a salvo por enquanto. Eu mandei uma equipe encontrá-los e estou esperando por novidades.

Segundo Afridi, as mulheres estão presas em suas casas. Para o policial, membros de outra tribo gravaram o vídeo.

— Isso é conflito entre as tribos. O vídeo foi feito para difamar a outra tribo.

Em entrevista à revista Newsweek do Paquistão, o comissário da divisão Hazara, Khalid Khan Omerzai, negou a versão oficial e afirmou que o episódio foi um “problema familiar”.

— A família os viu dançando juntos e ficou envergonhada. Então, decidiu matá-los. Nós entramos em contato com as famílias e dissemos para que eles deixassem as mulheres sozinhas ou arcassem com as consequências.

Omerzai disse também que forças de segurança já detiveram outras oito pessoas que podem estar relacionadas ao caso.

A comissão de Direitos Humanos do Paquistão revelou que pelo menos 943 mulheres foram assassinadas em 2011 por terem difamado a honra da família.

R7



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário