terça-feira, 21 de agosto de 2012

Último Vídeo antes de Sua Morte-Japão confirma morte de jornalista em Aleppo A vítima é a Mika Yamamoto, 45 anos, que trabalhava para uma pequena agência de notícias Japan Press





Registro da repórter Mika Yamamoto e seu pai Koji Yamamoto em agosto deste ano / JIJI PRESS / AFP
Registro da repórter Mika Yamamoto e seu pai Koji Yamamoto em agosto deste ano / JIJI PRESS / AFP

A embaixada do Japão na Síria, atualmente operando a partir da Jordânia, confirmou nesta terça-feira a morte de uma jornalista na cidade de Aleppo, informou a agência de imprensa Kyodo.

A vítima é a jornalista Mika Yamamoto, 45 anos, que trabalhava para uma pequena agência de notícias Japan Press.

Kazutaka Sato, outro jornalista da Japan Press, identificou o corpo de Yamamoto, revelou um funcionário da Chancelaria em Tóquio. "Estava trabalhando em Aleppo, no norte da Síria, quando se viu em meio a um tiroteio", disse o funcionário.

Segundo o OSDH (Observatório Sírio dos Direitos Humanos), a jornalista foi morta em Sleiemane al-Halabi, bairro do leste de Aleppo onde violentos combates eclodiram na manhã de segunda-feira entre tropas do governo e rebeldes.

"Acabou ferida com gravidade quando cobria os enfrentamentos em Sleiman al-Halabi, travados desde ontem (domingo). Nós a levamos para um hospital, onde faleceu devido aos seus ferimentos", explicou Rami Abdel Rahman, presidente do OSDH.

Em um vídeo postado no YouTube por ativistas é possível ver o corpo de uma mulher em uma sala, apresentado como o da jornalista. O braço direito da vítima apresenta um ferimento e, ao seu lado, um homem de aspecto asiático parece pedir ajuda a um médico.

Mika Yamamoto entrou em 1995 para a Japan Press, com a qual cobriu vários conflitos armados, entre eles a ofensiva aliada comandada pelos Estados Unidos no Afeganistão, no final de 2001, e a guerra do Iraque, em 2003.

Segundo a agência Kyodo, que cita um funcionário de hotel da cidade turca de Kilis, na região da fronteira com a Síria, Yamamoto e seu colega teriam entrado no território sírio na manhã desta segunda-feira.

O OSDH informou nesta segunda-feira que três jornalistas estão desaparecidos em Aleppo: uma libanesa, um árabe de nacionalidade não revelada e um turco.

O canal de televisão em árabe Al Hurra, baseado em Washington, anunciou que perdeu contato com dois de seus jornalistas que cobrem os combates em Aleppo: o correspondente Bashar Fahmi e o câmera Cuneyt Unal.

"Vimos um vídeo no YouTube no qual o Exército Sírio Livre, força rebelde formada por desertores e civis armados, declara que os dois (jornalistas) foram capturados e estão detidos em Aleppo", explicou Deirdre Kline, diretor de comunicação da Middle East Broadcasting Networks, proprietária do Al Hurra.

Segundo o canal de TV, os dois foram atacados por homens armados vestidos como soldados rebeldes.


Fonte: http://www.band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário