quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Japão pede que China atue com moderação em disputa territorial



 ministro das Relações Exteriores japonês, Koichiro Gemba, pediu nesta terça-feira ao chanceler chinês, Yang Yiechi, em reunião realizada em Nova York, que Pequim atue com moderação na disputa territorial pelas ilhas Senkaku/Diaoyu, informaram fontes diplomáticas japonesas à agência Kyodo.

Ambos aproveitaram a Assembleia Geral da ONU para realizar um encontro bilateral, que buscou diminuir a crescente tensão em relação ao arquipélago, disse à Kyodo um representante do Ministério das Relações Exteriores do Japão.

Os dois mantiveram uma reunião de uma hora, que segundo Gemba transcorreu em um clima de "severidade" e na qual foi usada uma linguagem contundente. As relações entre ambos os países está em seu pior momento em anos em função da disputa.

Gemba e Yang concordaram, apesar disto, que Tóquio e Pequim prosseguirão o diálogo sobre o tema em "vários níveis".

Este foi o primeiro encontro entre os chanceleres de ambos os países desde que em 11 de setembro o governo japonês decidiu adquirir o território das ilhas das mãos de seu dono japonês, o que elevou a tensão e provocou protestos da China e de Taiwan, que também reivindica o arquipélago, chamado no país de Tiaoyutai.

A decisão do Executivo de Yoshihiko Noda provocou na semana passada violentos protestos antijaponeses em várias cidades chinesas, onde muitas empresas do Japão tiveram que fechar fábricas e estabelecimentos.

Neste sentido, Gemba pediu que Pequim conduzisse adequadamente a situação na qual se encontram atualmente as empresas japonesas na China.

Desde a compra das ilhas, Tóquio denunciou contínuas "invasões" em águas do pequeno arquipélago realizadas por pesqueiros da China e Taiwan para reivindicar a soberania das ilhas e seus direitos de pesca.

Além de ter importantes recursos pesqueiros, acredita-se que estas ilhas do Mar da China Oriental, desabitadas desde a Segunda Guerra Mundial e com uma extensão de apenas sete quilômetros quadrados, contam com grandes jazidas de gás e petróleo.




Eu ví no http://www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário