quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Legislação na China não pune maus tratos a animais





Legislação na China não pune maus tratos a animais de pequeno porte. (E NEM DE GRANDE PORTE)

Ambulantes chineses vendem chaveiros que vêm com peixes ou uma espécie de tartaruga brasileira vivos, nas estações do metrô e trens. Os animais são vendidos em sacos plásticos de sete centímetros, cobertos com um líquido colorido.

A denúncia foi feita ao jornal chinês Global Times, em maio, que enviou um repórter ao local para confirmar o fato. O jornalista presenciou a venda de dez chaveiros em cinco minutos. Ele constatou também que os vendedores convenciam os compradores de que o acessório trazia sorte, que aqueles animais não eram prejudicados e que a água colorida possuía nutrientes que permitiam que os animais sobrevivessem no chaveiro por meses.

Depois de presenciar diversas vendas, o repórter interrogou alguns compradores, que afirmaram acreditar que o amuleto traria sorte, enquanto outros disseram que teriam comprado simplesmente para fazer a soltura dos animais.

O país não considera um crime este tipo de comércio. A única legislação vigente se refere a animais selvagens de médio e grande porte. Portanto, este tipo de venda é legal. Porém, ONGs chinesas, defensoras dos animais, já estão cientes do comércio e têm se mobilizado contra esta prática.

A co-fundadora do Centro Internacional de Serviços Veterinários, Mary Paeng, explica que “eles [os animais] morreriam sem oxigênio”. Qin Xiaona, diretor da ONG Capital Animal Welfare Association, disse: “Prender um ser vivo dentro de um espaço lacrado e confinado por lucro é imoral, é puro abuso animal”. Ele conclui que, se os consumidores se tornassem conscientes e parassem de comprar, o mercado seria extinto.
O compositor e ex-líder do Smiths Morrissey, conhecido pelo ativismo em prol dos direitos dos animais, afirmou em entrevista ao jornal britânico The Guardian que o povo chinês é uma "subespécie" devido ao histórico de maus tratos a animais na China. Para ele, a atitude da população chinesa em relação ao assunto é "horrível".
"Você viu aquela notícia sobre o tratamento a animais e o bem estar animal na China? Absolutamente horrível. Você não consegue parar de achar que os chineses são uma subespécie", disse o cantor e compositor ao poeta Simon Armitage, que o entrevistou.
Além da declaração polêmica, Morrissey conversou com Armitage sobre poesia, o que acha da música atual "Os Arctic Monkeys são uma criação do NME"; e sobre sua autobiografia, que está "quase pronta" e será lançada em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário