terça-feira, 25 de setembro de 2012

Protesto contra Japão acontece em Taiwan

Frota de Taiwan Defensores da nacionalização das Ilhas Senkaku ou Tiaoyutai como são chamadas pelos Taiwaneses


Manifestantes na capital de Taiwan, Taipé, realizaram uma manifestação contra a nacionalização do Japão das ilhas em disputa no Mar da China Oriental.
Cerca de 1.200 manifestantes participaram no protesto de domingo – a maior já realizada em Taiwan sobre esta questão, segundo a NHK.
As ilhas são chamadas Tiaoyutai em Taiwan e Senkaku no Japão. O Japão controla as ilhas, mas China e Taiwan também reivindicam. Os manifestantes são ativistas que apóiam a reivindicação de Taiwan sobre a soberania do território marítimo e membros de grupos políticos que favoreçam a unificação com a China continental.
Eles marcharam pelo centro de Taipei, segurando cartazes afirmando a reivindicação de Taiwan sobre as ilhas e chamando para a cooperação com a China para proteger o território.
Eles se reuniram na frente do escritório do edifício de habitação do Japão para expressar sua oposição ao movimento japonês. Cercas de proteção foram colocadas ao redor do local e cerca de 300 policiais fizeram a segurança da área.
Um barco pesqueiro e um navio de vigilância de Taiwan entrou na zona contígua fora das águas territoriais do Japão próximo das ilhas na sexta-feira e cerca de 70 barcos de pesca de Taiwan são esperados para chegar na área perto das ilhas na segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário