segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Economia japonesa à beira da recessão

De acordo com o Escritório do Gabinete, o índice composto (IC) dos indicadores coincidentes de atividades econômicas para setembro tiveram uma queda pelo sexto mês consecutivo, indicando que a economia nacional provavelmente entrou em uma recessão.


O coincidente IC, o qual reflete as atuais condições econômicas, permaneceu em 91.2 comparado aos 100 do ano-base de 2005, queda de 2.3 pontos em relação ao mês anterior, disse o Escritório em um relatório preliminar liberado na terça-feira.

Economia japonesa à beira da recessão.
Além do declínio das exportações devido à desaceleração das economias no exterior, alguns indicadores, tais como a produção industrial e carregamentos de bens duráveis, tiveram uma queda devido às baixas vendas de automóveis, resultado do fim de um programa de subsídio feito pelo governo para compra de veículos ecologicamente corretos.
O Escritório do Gabinete revisou em baixa sua avaliação básica, dizendo que a economia nacional se moveu para uma fase de recessão e provavelmente está nos primeiros estágios de uma desaceleração econômica.
Essa foi a primeira avaliação feita desde maio de 2011, logo após o Grande Terremoto no Leste do Japão e tsunami.
A respeito de perspectivas futuras, o Escritório do Gabinete disse que será necessário manter atenção na recessão econômica global e exportações.
Alguns observadores de mercado suspeitam que a economia local entrou em uma fase de recessão após atingir o pico em março.




Fonte: The Yomiuri/PortalMie

Nenhum comentário:

Postar um comentário