quarta-feira, 27 de março de 2013

Promoção do ensino de japonês no exterior faz parte do projeto "Cool Japan" Difusão do nihongô contribuirá para a revitalização do Japão, segundo o governo




O governo japonês anunciou que está preparando uma estratégia para promover o estudo da língua japonesa no exterior, noticiou o Yomiuri Shimbun. Esta iniciativa faz parte do projeto "Cool Japan", que procura difundir no exterior manifestações da cultura popular japonesa como moda, anime e música pop.

Deste modo, Tóquio busca reverter o declínio do interesse pelo Japão no exterior devido à diminuição da influência do país na economia global, ressaltou o Yomiuri. O Ministério das Relações Exteriores japonês formou um painel de especialistas liderado por Tsutomu Kimura, presidente do Instituto de Tecnologia de Tóquio, para elaborar uma estratégia. O relatório preliminar deve ser apresentado durante o verão.

O grupo de trabalho pode tomar como modelo países europeus que estabeleceram escolas de idiomas no mundo todo. A promoção do ensino da língua japonesa no exterior vai contribuir para a revitalização da sociedade japonesa, segundo Tóquio.

O Japão rivalirazá com a China, que através dos institutos Confúcio, promove o ensino do chinês e de sua cultura no mundo inteiro. Além disso, a escassez de trabalhadores no campo da saúde em uma sociedade como a japonesa, cada vez mais velha e com uma baixa taxa de natalidade, destaca a importância do ensino da língua japonesa.

Muitos estrangeiros não são capazes de trabalhar como enfermeiros no Japão, não por falta de capacidade profissional, mas porque não são aprovados para obter a licença por domínio insuficiente do idioma japonês.



Eu lí no - ipcdigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário