domingo, 8 de setembro de 2013

Tóquio é eleita sede dos Jogos Olímpicos de 2020

LÍGIA MESQUITA
DE BUENOS AIRES

As logomarcas de Istambul, Tóquio e Madri para 2020
Japoneses comemoram a escolha de Tóquio para ser sede dos Jogos-2020

Em votação realizada neste sábado, Tóquio foi eleita a sede da Olimpíada de 2020. A cidade japonesa venceu a eleição contra a turca Istambul por 60 votos a 36. A eleição aconteceu no congresso do COI (Comitê Olímpico Internacional) em Buenos Aires.

Na primeira rodada de votação, Tóquio obteve 42 votos. Madri e Istambul tiveram 26 cada. Com isso, uma nova votação foi feita e a cidade turca venceu a espanhola por 49 a 45.

A cidade japonesa fez uma ótima apresentação da sua candidatura. Mostrou que tem infraestrutura e dinheiro para realizar as obras --conta com um fundo de reservas de US$ 4,5 bilhões.

Os japoneses souberam conquistar os membros do COI ao repetir diversas vezes durante a apresentação o quanto o esporte é importante no país e o quão comprometidos estão com o "movimento olímpico".

Para a vitória de Tóquio, foi fundamental a fala do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, sobre vazamento nuclear em Fukushima. "Será uma honra sediar os Jogos em Tóquio, uma das cidades mais seguras do mundo. Mas sei que muitos estão preocupados com a questão de Fukushima. Isso está sob controle. Não teve e nem terá nenhum dano a Tóquio", afirmou. As duas cidades estão a 250 km de distância uma da outra.

"Peço que leiam além das manchetes. A água contaminada está isolada numa área bloqueada ao redor de Fukushima. Não terá problema hoje e nem no futuro", disse.

E fez um apelo emocional: "Queria dizer que eu conheci um garoto quando visitei a área afetada em Fukushima. E ele estava brincando com uma bola. Aquela bola representa o futuro. Neste momento, crianças estão jogando futebol em Fukushima".











Na apresentação, Japão garante que vazamento nuclear não chegou a Tóquio

Tóquio foi a segunda candidata a sede dos Jogos Olímpicos de 2020 a apresentar sua candidatura aos membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) no hotel Hilton, em Puerto Madero, Buenos Aires.


E a cidade japonesa focou sua apresentação na paixão do país pelo esporte e pelo espírito olímpico e em seu poder econômico. "Somos o parceiro adequado no momento certo", disse o presidente da candidatura e do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda. Os japoneses destacaram, entre outras coisas, o dinheiro na mão que já têm: US$ 4,5 bilhões em um fundo de reservas. E a viabilidade comercial dos Jogos no país: só para a candidatura de Tóquio, conseguiram 21 patrocinadores.
O discurso mais aguardado foi o do primeiro-ministro, Shinzo Abe. Em inglês, ele iniciou sua fala abordando a pedra no sapato da candidatura: a contaminação em Fukushima, a 250 km de Tóquio. "Será uma honra sediar os Jogos em Tóquio, uma das cidades mais seguras do mundo. Mas sei que muitos estão preocupados com a questão de Fukushima. Isso está sob controle. Não teve e nem terá nenhum dano a Tóquio", afirmou.

"Peço que leiam além das manchetes. A água contaminada está isolada numa área bloqueada ao redor de Fukushima. Não terá problema hoje e nem no futuro", respondeu Abe a uma pergunta sobre o assunto feita por um membro do COI. "Queria dizer que eu conheci um garoto quando visitei a área afetada em Fukushima. E ele estava brincando com uma bola. Aquela bola representa o futuro. Neste momento, crianças estão jogando futebol em Fukushima."

Abe também falou sobre o comprometimento do povo japonês com o esporte e lembrou que entrou para o time de arco e flecha da faculdade, em 1973. As palavras "comprometimento com o movimento esportivo" foram repetidas nos diversos discursos da delegação. "A juventude japonesa é apaixonada, acredita no movimento olímpico. Nós estamos prontos para andar com vocês [o COI] nessa jornada", disse o primeiro-ministro.

Os vídeos da apresentação de Tóquio foram muito superiores aos de Istambul. Com didatismo e recursos como mapas, mostraram quais serão as duas principais áreas da cidade que abrigarão as competições e como cada pessoa se locomoverá entre os estádios. Depois, foram exibidas imagens de atlteas paraolímpicos vencendo barreiras com o esporte.


O presidente da candidatura de Tóquio, Takeda, terminou a apresentação dizendo que foi o esporte que lhe abriu os olhos para o mundo. "Votem em Tóquio e vocês votarão por uma visão global do esporte", pediu.





Eu ví no http://www1.folha.uol.com.br/

Um comentário:

  1. Anônimo8/9/13 09:35

    Não mereciam, pois, uma nação que em pleno século 21 ainda caça e massacra baleias e golfinhos p/ fins alimentícios, precisam evoluir suas mentes p; a vida de toda e qualquer espécie...Japão ainda é uma nação preconceituosa e racista demais!

    ResponderExcluir