terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Maior alta de preços em 5 anos no Japão




Preços ao consumidor do Japão sobem 0,9 % em outubro, a maior alta em 5 anos

Japão - inflação

A inflação medida no mês de outubro teve sua maior alta em 5 anos. O consumidor no Japão encontrou diversos produtos mais caros, mas a produção industrial cresceu pelo segundo mês consecutivo em outubro, uma evidências de que a recuperação na terceira maior economia do mundo está a caminho de continuar em 2014.

Esta alta de preços é um sinal de que o Japão pode estar escapando da deflação, (excluindo energia e alimentos) uma problema que vinha segurando a economia nos últimos anos.

A disponibilidade de empregos (novas vagas de trabalho) subiu para o nível mais alto em quase seis anos, outro sinal da recuperação econômica está se ampliando .

Os resultados e índices divulgados nos últimos dias são um alívio para o primeiro-ministro Shinzo Abe, com suas medidas “Abenomics” para revigorar a terceira maior economia do mundo. O aumento da produção e da demanda por trabalhadores deve ajudar a aumentar os salários e os gastos dos consumidores .

O núcleo de índice de preços ao consumidor, que exclui os preços de alimentos frescos, mas inclui derivados de petróleo, subiu 0,9 por cento em outubro em comparação com o ano anterior, um cálculo estatístico médio. Este índice marca o quinto mês consecutivo de alta, e o maior crescimento ano-a-ano desde novembro de 2008.

A recente alta do par dólar/iene que opera na casa dos 102,50 no início desta semana, irá ajudar empresas exportadoras e encarecer produtos importados.

Nota: Para o brasileiro residente no Japão, esta notícia parece ser negativa, mas o Japão tem características diferentes do Brasil, aonde inflação é considerada um dos maiores problemas econômicos do país.












Ví no PortalMie

Nenhum comentário:

Postar um comentário