sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ex-dekassegui com Fundamental incompleto é aprovado nas principais universidades do Brasil.


Conheça a história do ex-operário no Japão

nikkei na faculdade

Pedro Nishimoto, nunca cursou o ensino médio, mas conseguiu ser aprovado em uma das principais universidades públicas do Brasil. O ex-operário no Japão agora é aluno de engenharia da USP e essa sempre foi a meta do rapaz, mas ela parecia impossível de ser alcançada até dois anos atrás.

Somando os anos que passou por escolas japonesa e brasileira, o rapaz tinha chegado só até a oitava série do fundamental. Pedro veio ao Japão com nove anos, e fez como muitos jovens. Estudou pouco, mas trabalhou muito.

Só que a vontade de estudar sempre foi maior do que a de juntar dinheiro. Pedro retornou ao Brasil dois anos atrás.

¨Quando voltei para o Brasil, estava na cabeça que queria melhorar a vida, não queria ficar naquela vida de digamos mão de obra descartável até morrer¨, disse Pedro para o JPTV.

O rapaz pesquisou muito antes de dar o grande salto para a universidade. Fez o supletivo para o fundamental e correu para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Como tinha mais de 18 anos, Pedro pôde fazer o ENEM.

Para ser aprovado, o candidato deve somar no mínimo 450 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento, e 500 pontos na redação.

A nota de Pedro no ENEM foi alta o suficiente para ele se inscrever também no SISU. O sistema de seleção unificada classifica os candidatos para algumas universidades públicas. Ela é feita com base na nota obtida no ENEM.
Além do SISU, Pedro também se inscreveu em outros vestibulares.

¨Eu prestei engenharia física na Unicamp e na USP, na Unifesp engenharia química, na Unesp engenharia elétrica, na UFABC prestei engenharia aeroespacial, e na UFSCar engenharia física¨.

Para orgulho da família, foi aprovado em todas essas universidades.

¨Muito embora o Japão dê oportunidade para você ter as coisas, chega um momento que não é ter, você quer ser. E eu sempre soube que o Pedro tinha um potencial muito grande¨, comemora a mãe, Marilda Nishimoto.

¨O coração está muito orgulhoso desse filho, entende¨, revela o pai emocionado com a conquista do filho, Mauro Lozano Nishimoto.

Os 16 anos vividos no Japão foram importantes para o rapaz.

¨Sempre que eu começava a desanimar, eu juro que lembrava da minha rotina longe do Brasil, como era aquela rotina de trabalho massacrante, isso aí já me animava. Quando estava começando querer desanimar, eu lembrava e falava não. Vamos, vamos porque vai valer a pena¨.

Ele quer voltar ao Japão, só que agora como bolsista do Ciência sem Fronteiras.

O programa criado pelo governo brasileiro leva universitários para estudar no exterior.

¨Eu pretendo, uma vez formado, trabalhar lá, mas vai ser outra história¨.

O ex-operário Pedro Nishimoto pode ser um desses talentos que o Brasil busca para aumentar sua competividade internacional.








Vi no ipcdigital

Um comentário:

  1. ¨Muito embora o Japão dê oportunidade para você ter as coisas, chega um momento que não é ter, você quer ser" Disse tudo!!!!

    ResponderExcluir