segunda-feira, 26 de maio de 2014

Três escolas de culinária profissional em Saitama não permite a entrada de estrangeiros


Decisão polêmica vem chamando a atenção na mídia japonesa
/ Mainichi

Estudantes estrangeiros no Japão
Estudantes-estrangeiros-no-Japao

As três escolas de culinária profissional localizadas na província de Saitama que administra " Konsho Gakuen " tem escrito no seu pedido de adesão que não podem permitir a entrada de estrangeiros. Embora a cidade de Saitama tenha exigido para fazer escolhas justas em janeiro e agosto do ano passado, Konsho Gakuen respondeu dizendo: " É a política dessas escolas desde o início que tem como objetivo a preparação dos japoneses". Quando perguntado por que apenas japoneses, a instituição disse que nos últimos anos aumentou o número de chamadas de estrangeiros que queriam ingressar nas escolas, e temiam que entre eles houvessem ilegais.

No entanto, de acordo com o jornal Asahi, o diretor Gakuen Konsho, Imae Akio, expressou suas desculpas e disse que na próxima solicitação de matrícula vai retirar a frase que não permite a participação de estrangeiros.

No Japão, está aumentando a presença de filhos de trabalhadores estrangeiros, e há preocupação sobre estes casos de discriminação na educação.

"Eu nasci e fui criado nesta cidade. O que importa a nacionalidade para ser um chef?". Questionou um jovem peruano de 19 anos que vive no distrito de Fukagaya em Saitama, e teve que abandonar a escola. "Eu tive que mudar de carreira. Eu quero ser a última pessoa a sofrer com este tipo de problema", disse ele ao jornal Mainichi .

Seus pais vieram para o Japão faz mais de 20 anos. O jovem nasceu no distrito de Fukagaya e estudou por muito tempo na mesma cidade. Quando ele estava no colégio decidiu tornar-se chefe de cozinha italiana e pensou em obter a qualificação de cozinheiro na escola de Saitama que fica perto de sua casa.

O jovem lembrou: "Eu pensei que eu poderia pagar regularmente. É a primeira vez que me rejeitam por causa da minha nacionalidade. Eu chorei e me sentia impotente. " O professor que se envolveu sobre este assunto chamou imediatamente a escola, mas a resposta recebida foi: " É a política desta escola ".

O jovem peruano que não poderia realizar seu sonho disse finalmente ao Mainichi "Minha língua nativa é o japonês , e eu estou vivendo como um morador desta cidade pagando os impostos. "

De acordo com o município, nas três escolas há um total de 379 alunos. Em " Saitama-ken chorishi senmongakko" estudam cozinha 156 alunos no " Eiyo senmongakko " há 140 alunos que estudam nutrição e em " Seika senmongakko " cerca de 83 estudantes estudam confeitaria.








Ví no  ipcdigital.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário