domingo, 7 de dezembro de 2014

Polícia coloca grupo ultra-nacionalista anti-imigrantes na lista de observação





Manifestação do grupo extremista Zaitokukai em março de 2013 em Osaka (foto: Kurashita Yuki / Flickr)


A polícia do Japão colocou um grupo extremista em sua lista de observação pela primeira vez, em meio à crescente pressão internacional para acabar com o aumento no discurso de ódio contra a comunidade coreana do país.

Em seu relatório anual de segurança, publicado esta semana, a Agência Nacional de Polícia disse que o Zaitokukai, um grupo ultra-nacionalista que afirma ter 15 mil membros, deve ser considerado uma potencial ameaça para a segurança pública.

O Zaitokukai pede o fim da ajuda do governo e outros “privilégios” que beneficiam cerca de meio milhão de membros não naturalizados da comunidade coreana no Japão, incluindo os descendentes de trabalhadores trazidos da Coreia antes e durante a Segunda Guerra Mundial para trabalhar nas minas e fábricas do país.

O grupo frequentemente realiza manifestações, na maioria das vezes em cidades como Tóquio e Osaka, onde a populaçao de coreanos é maior.  Os seus membros descrevem os coreanos como “criminosos” e “baratas” e falam que eles devem ser mortos. A polícia disse que o Zaitokukai e outros grupos extremistas haviam realizado mais de 100 manifestações nos primeiros 10 meses deste ano.

O relatório da Agência Nacional de Polícia, que geralmente tem como alvo membros da vasta rede de gangues Yakuza do Japão, advertiu que o Zaitokukai é uma potencial ameaça para o público, devido à sua ideologia extremamente nacionalista e xenofóbica.

Em outubro passado, o prefeito de Osaka, Toru Hashimoto, confrontou o líder do Zaitokukai, Makoto Sakurai, durante um debate, rotulando ele e os seus apoiantes como “racistas” que não eram bem vindos na cidade. O debate terminou depois de apenas alguns minutos, com os dois insultando um ao outro ao ponto de parecer que a violência física era iminente.










Lí no ipcdigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário