quarta-feira, 4 de março de 2015

雛祭り, Hina-matsuri - "Dia das Meninas"


Imagens de internet

O Festival de Bonecas (雛祭り, Hina-matsuri?), ou "Dia das Meninas" é uma festa típica japonesa, que ocorre no dia 3 de março - terceiro dia do terceiro mês. Plataformas com panos (緋毛氈, hi-mōsen?) vermelhos em degraus são dispostas para expor as bonecas (雛人形, hina-ningyō?), que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian.
No Japão, todo o dia 3 de março é celebrado o Hina-matsuri – Festival das Bonecas e Dia das Meninas. A palavra Hina significa boneca, enquanto matsuri é festival, na tradução literal. A data também é conhecida como Hina no Sekku, mas há ainda quem a chame de Momo no Sekku (Festival de Flores de Pessegueiro), pois é nessa época que acontece a primeira floração dessas árvores, indicando o fim do inverno e o começo da primavera.


Hina-dan é uma plataforma onde são expostos bonecos que representam o Império Japonês.

Esta data é dedicada especialmente às meninas e considerada pelos japoneses como uma das mais importantes e tradicionais celebrações do país. O evento é realizado sempre no terceiro dia de março com o intuito principal de afastar os maus espíritos e e rezar pela felicidade e saúde de suas meninas.
Tradicionalmente, as bonecas são expostas sobre um tapete vermelho em cima de uma plataforma (Hina-dan), num altar preparado no lar de praticamente toda família que possui uma menina. Há ainda cerimônias realizadas em grandes templos, onde centenas de pessoas assistem a celebração dentro dos templos, enquanto outras tantas se aglomeraram respeitosamente do lado de fora.

Crença

No Japão, os antigos e tradicionais acreditam que, quando uma menina nasce em uma família, os avôs oferecem ao bebê um Hina-ningyoo. Estas bonecas servem para proteger as meninas de doenças, espíritos malignos e má sorte.

Geralmente, as famílias que têm meninas, comemoram este dia exibindo bonecas em trajes típicos (Hina-ningyo), montadas em uma plataforma de vários andares (Hina-dan), que representam a antiga corte imperial japonesa.



Imagens de internet


 Imagens de internet

Imagens de internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário