terça-feira, 17 de março de 2015

‪#‎Pensa‬


Eu estava me lembrando agora de um caso que me contaram sobre contratos para tripulantes brasileiros em navios cruzeiros estrangeiros. Que havia sempre uma cláusula com o texto "There is no Brazilian Way here..." ("Aqui não tem 'jeitinho brasileiro"). Ou das máquinas de refrigerante em Miami entupidas com moedas de R$ 1, que são semelhantes as fichas utilizadas e acionavam a máquina trapaceando, fazendo com que se pudesse pagar muito menos do que o valor que era cobrado. Somos bem conhecidos pela nossa criatividade para a malandragem. Em Genebra (na Suíça), por exemplo, as bancas de revistas passam o dia todo sem funcionários. Você pega o seu jornal, deixa o dinheiro lá e vai embora. Em Estocolmo (na Suécia), Oslo (na Noruega) e Copenhague (na Dinamarca), não há cobradores em ônibus e trens. Pagar a passagem é uma escolha sua. Mas todos pagam. Em Toronto (no Canadá), quando uma roleta de estação de trem estraga, os usuários deixam o valor da passagem sobre a roleta estragada. Você vê as vezes pilhas de dinheiro sobre as roletas, e ninguém toca ou deixa de pagar. Mas se fosse no Brasil............
Desculpa então dizer, mas a culpa da corrupção não é da Dilma, não é do Aécio, não é do Cunha, nem do Calheiros, nem do PT, PSDB, PMDB, ou quem quer que seja. A culpa é nossa, da cultura dos brasileiros.
Quem nunca comprou produto pirata, ou falsificou carteirinha de estudante, ou roubou TV a cabo ou fez "gato na luz", ou subornou o guarda de trânsito com um "cafezinho", ou furou uma fila, ou apresentou atestado falso, ou bateu ponto pelo colega? E troco a mais, quem nunca aceitou? Jamais acelerou na estrada, sabendo que excederia o limite de velocidade, só porque o pardal ficou para trás, ou até deixou de usar cinto de segurança "porque não havia um guarda por perto"?
A corrupção no governo é uma extensão da corrupção do nosso no dia a dia, pois os integrantes do Governo saem do povo. É preciso uma nova consciência, uma nova cultura fundada em valores éticos de verdade, e não apenas mascaramento ideológico, falso, protestos com palavras de ordem pedindo que outros façam aquilo que você não faz, que sejam o que você não é. Ela tem que nascer dentro de cada família, dentro de cada escola, dentro de cada brasileiro e ir ganhando espaço, até que posteriormente, no futuro, sejamos TODOS mais honrados e possamos cobrar de consciência e cara limpa, sem culpa no cartório. Seja coerente. Enquanto a cultura da malandragem e do "jeitinho brasileiro" imperar, nada vai mudar. Pois o Governo sai do Povo, para o Povo. E não o contrário.

(Samuel Vieira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário