quinta-feira, 17 de setembro de 2015

#Chile - Terremoto M8.3 e tremor é sentido no Brasil - Ao menos uma pessoa morre em terremoto no Chile; Governo alerta para tsunamis


Vítima foi prensada por muro que desabou. 

Em Santiago, prédios balançam e pessoas buscam refúgios nas ruas.
Houve réplicas e polícia pede calma; abalo foi sentido até no Brasil. Autoridades pediram para população deixar área costeira.

Imagem mostra praça de alimentação destruída após passagem de terremoto (Foto: Reprodução/Twitter)

Reprodução:Twiter/ Imagem mostra praça de alimentação destruída após passagem de terremoto

Hoje pela manhã no Japão e as 19h54 horário local no Chile, foi noticiado um forte terremoto ao norte da capital Santiago no Chile, segundo dados do Serviço Geológico Americano. O sistema Eartquake Track divulgou que o terremoto atingiu escala M8.3 com epicentro nas regiões de Llapel e Coquimbo.

Após o terremoto inicial aconteceram inúmeros abalos secundários de forte intensidade deixando moradores nas ruas atordoados.

Imagem mostraárea afetada pelo terremoto (Foto: Reprodução/Twitter)
Imagem mostraárea afetada pelo terremoto (Foto: Reprodução/Twitter)

Um alerta de Tsunami foi divulgado ao longo da costa do Chile.
O forte terremoto atingiu diversas regiões do Chile, incluindo a capital, Santiago. Os tremores ainda podem provocar ondas gigantes na costa do país. O governo chileno emitiu um alerta para tsunamis em todo o litoral e algumas regiões estão sendo evacuadas.

Chile (Foto: Reprodução/Twitter)
Chile (Foto: Reprodução/Twitter)



Também foram emitidos alertas para a costa do Peru, algumas regiões da Argentina, do Equador e do Havaí (EUA). A intensidade do terremoto foi tão grande que mais de 50 pessoas relataram aos bombeiros de São Paulo terem sentido os tremores nas regiões da avenida Paulista, Tatuapé, Vila Mariana, Osasco e Guarulhos.

Pessoas olham o mar em Valparaíso, no litoral do Chile após alerta de tsunami (Foto: Rodrigo Garrido/AFP)
Pessoas olham o mar em Valparaíso, no litoral do Chile após alerta de tsunami (Foto: Rodrigo Garrido/AFP)

Segundo autoridades de Illapel, região de Coquimbo, uma pessoa morreu ao ser prensada pelo muro de um restaurante. Também foi informado ao jornal local "La Tercera", que cerca de 15 pessoas foram encaminhadas ao hospital e toda região está sem luz e água. Na capital de Coquimbo, parte do teto de um shopping desabou. Segundo o instituto americano de pesquisas geológicas, o tremor atingiu intensidade de 8.3 na escala Richter, com epicentro na região central do país. Já o governo chileno fala em intensidade de 7.9, com epicentro a oeste da região de Canela Baja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário