sexta-feira, 25 de março de 2011

Terremoto em Mianmar deixa 50 mortos


Terremoto em Mianmar deixa 50 mortos

Um terremoto de 7 graus de magnitude sacudiu na noite desta quinta-feira o leste de Mianmar, próximo à fronteira da Tailândia, matando ao menos 50 pessoas, informou um responsável birmanês nesta sexta-feira (25).
As perdas humanas se concentraram no município de Tarlay, incluindo a cidade de Tachilek.
Cerca de 40 feridos foram atendidos no hospital de Tachilek, onde as autoridades birmanesas estabeleceram o centro de resgate e de ajuda aos desabrigados. Além disso, outra mulher morreu na província tailandesa de Chiang Rai após uma parede de sua casa desmoronar enquanto ela dormia.
Segundo a polícia local, o total de construções afetadas chega a 100.
O abalo, que foi sentido em toda península da Indochina e na China, teve seu epicentro situado a 10 km de profundidade, na zona da fronteira com Tailândia e Laos, 90 km ao norte de Chiang Rai e a 235 km de Chiang Mai (nordeste tailandês), segundo o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS).
Mais tarde, um tremor secundário voltou a abalar a mesma região e segundo o USGS, foi de 5,4 graus de magnitude.
Tremor foi sentido na Tailândia e no Vietnã
O terremoto principal foi sentido nos prédios mais altos de Bangcoc, na Tailândia, em Naypyidaw, capital administrativa de Mianmar - centenas de quilômetros ao sul - e em Mandalay, ao norte.
No Vietnã, o diretor do departamento de Controle de Abalos Sísmicos Dinh Quoc Van informou que o terremoto foi de 5 graus na escala Richter em Hanói e de 6 na cidade de Dien Bien Phu, no noroeste do país.
A rádio nacional chinesa confirmou que o tremor atingiu a província de Yunnan (sudoeste), sem deixar danos ou vítimas, mas provocou fissuras em casas e escolas na região de Xishuangbanna, na fronteira com Mianmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário