terça-feira, 19 de abril de 2011

Segundo na linha de sucessão ao trono britânico casa em 29 de abril

Príncipe William e sua noiva, Kate Middleton, sorriem durante visita ao local onde estudaram, a Universidade St. Andrews

Relação entre família real e paparazzi é de um equilíbrio delicado


Um dos “partidões” mais cobiçados do mundo, o filho mais velho da princesa Diana (1961-1997) e do príncipe Charles, William, casa em 29 de abril com a Kate Middleton, que deixará na ocasião de ser plebeia.
Anunciado em novembro de 2010, o casamento do príncipe é com certeza um dos eventos do ano. Devido à festa o Reino Unido vai ganhar mais um dia de feriado neste ano e os pubs – os tradicionais bares britânicos – poderão funcionar até mais tarde na data.
O casamento movimenta até empresas na China, que fabricam desde pratos de lembrança a réplicas do anel de noivado. O vestido usado pela futura princesa no dia de anúncio do noivado também se tornou uma verdadeira coqueluche.
Convites de casamento e detalhes como o transporte dos noivos até o local também movimentam a vida britânica nestes meses.

Cinco coisas que sabemos e cinco
que não sabemos, sobre o casamento real

Vitrine disponibiliza itens que lembra o casamento real na cidade de Sydney, na Austrália


Preparativos frenéticos estão em andamento para o casamento do príncipe William com Kate Middleton - mas muito pouco é dito pelos responsáveis pela festa. Aqui, o especialista da BBC em realeza Peter Hunt oferece um guia para iniciantes sobre o que está confirmado, e o que ainda pertence ao reino da imaginação sobre o casamento.
Entenda o processo de sucessão no Reino Unido
O que se sabe ao certo e o que não se sabe? E é possível adivinhar alguma coisa a respeito de casamentos reais?
Cinco coisas que sabemos sobre o casamento...
Quando e onde
A data, sexta-feira 29 de abril, está na agenda dos interessados e daqueles que não têm o menor interesse no casamento real - e que pensam na miríade de formas de explorar o feriado.
A missa
O casal fez de tudo para não incomodar a hierarquia da Igreja Anglicana. O diácono de Westminster conduzirá a missa; o arcebispo da Cantuária casará William e Kate; o bispo de Londres, Richard Chartres, fará o sermão. Ele é um orador experiente, e amigo do príncipe Charles e de seu filho. No serviço fúnebre para marcar o aniversário da morte da princesa Diana, o bispo fez o chamado.
- Vamos terminar aqui. Que esta missa marque o ponto em que deixamos ela descansar em paz.
Quem dá as ordens?

William e Kate, de acordo com aqueles que trabalham para eles. O desafio é organizar um casamento que seja digno de um futuro rei, que não tropece no cerimonial, mas que seja discreto, em tempos de austeridade.
Quem paga a conta?
Como nação evoluímos em relação aos casamentos de contos de fada do passado, e este acontecerá em um momento de austeridade econômica. Portanto, os Windsors e os milionários Middleton arcarão com grande parte dos custos. No entanto, o contribuinte pagará a cara - mas nunca divulgada - conta da segurança.
Que presentes dar ao casal?
Esqueça a torradeira, o saleiro e as toalhas. Doações a instituições de caridade selecionadas são uma opção sendo explorada. Isso pouparia o casal do desafio de agradecer àqueles que dessem presentes mais incomuns. Em 1947, a avó de William recebeu um peru de uma mulher do Brooklyn, que achava que a então princesa - que vivia em um país pós-guerra - não tinha muito para comer.
...e cinco que não sabemos
A lista de convidados
Escolheros amigos mais próximos não vai ser fácil. Suas famílias obviamente estão incluídas. Líderes mundiais só devem entrar na Abadia de Westminster se tiverem alguma ligação com o casal. O primeiro-ministro da Nova Zelândia pode estar lá, mas não os presidentes Obama e Sarkozy.
O vestido
O modelo e o designer devem ser mantidos em segredo até o dia do casamento. Alguns assessores da família real acham que mesmo com toda segurança vai haver vazamento de informação. A abordagem pragmática, dizem, seria revelar o nome do estilista antes, sem dizer nada sobre o vestido. Minha contribuição para esse debate é que o vestido será branco.
Como se dirigir a Kate?
A curto prazo, é fácil. A noiva de William é tranquila e não se importa que a chamem de Kate ou Catherine. Se a tradição for seguida, William pode ser transformado em duque pela avó, e sua mulher seria duquesa.
Padrinho
Quando se pertence à realeza, você não tem um padrinho, tem um apoiador, e pode ter mais de um. Seria estranho se o príncipe Harry não assumisse o papel. Os irmãos têm uma relação próxima - algo que não pode ser dito de outros irmãos da realeza. Quando George 4º se casou com Caroline de Brunswick teve que literalmente ser levado até o altar, porque tinha bebido mais do que suas doses usuais de brandy, para se acalmar.
O futuro
William tem um destino a cumprir e um emprego como piloto da Força Aérea Britânica. Ela terá que conquistar seu papel como membro senior da realeza, e achar algumas causas de caridade para representar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário