quarta-feira, 25 de maio de 2011

Número de mortos por tornado nos EUA sobe a 122

Presidente Barack Obama deve visitar cidade mais atingida no próximo domingo
       Casa destruída pelo tornado em Joplin, o mais mortífero em seis décadas nos Estados Unidos
O número de mortos pelo tornado que devastou no domingo passado a cidade de Joplin, no Missouri, subiu para 122. O novo número faz do vendaval o mais mortífero em seis décadas, informaram as autoridades, nesta terça-feira (24).
Ao menos 750 pessoas foram atendidas nos hospitais da região após a passagem do tornado, que derrubou mais de 8.000 construções na noite de domingo em Joplin, deixando uma faixa de destruição de 1 km de largura por 6,4 km de comprimento.
Com 122 mortos, o tornado de Joplin supera o fenômeno que devastou em 1953 a cidade de Flint, no Estado de Michigan, provocando 116 óbitos.
Obama visitará a região no domingo
Em Londres, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que visitará as áreas afetadas no próximo domingo (29).
- Nós faremos absolutamente tudo o que pudermos para assegurar a recuperação delas [as áreas atingidas].
Richard Serino, alto oficial da Agência  Federal de Gerenciamento de Emergências, disse que Obama decretou zona de desastre na região, o que possibilita o uso de recursos federais.

Até o momento, 150 membros da Guarda Nacional estão em Joplin ajudando nos trabalhos de buscas.
Mais tornados à vista
A agência meteorológica dos EUA disse que há 45% de chances de haver outros tornados na noite desta terça-feira na região que compreende os Estados de Missouri, Nebraska, Oklahoma, Arkansas e Texas.
Segundo a CNN, o tornado que devastou Joplin – uma cidadezinha de cerca de 50 mil habitantes – pode ter causado prejuízos de até R$ 4,8 bilhões (US$ 3 bilhões), citando números divulgados por uma empresa especializada.
Com os 117 mortos em Joplin, a temporada de tornados nos EUA já deixou 482 mortos neste ano, informou a CNN.




Tornado devastador destroça Joplin, no Missouri

Pelo menos 30 pessoas morreram e muitos prédios da cidade desabaram

Um devastador tornado se abateu neste domingo (22) sobre a cidade de Joplin, nos EUA, e deixou em sua passagem pelo menos 30 mortos e um número indeterminado de feridos, depois de destroçar casas e um hospital.
As autoridades locais reconheceram no final do dia que não dispunham de um balanço exato dos danos causados pela tempestade em Joplin, embora tenham assegurado que a devastação é similar à sofrida pela localidade de Tuscaloosa, no Alabama, no mês passado, onde morreram 30 pessoas.
O jornal local Joplin Globe narra em seu site o aspecto desolador que o tornado deixou, com as ruas praticamente impraticáveis por causa da queda de árvores e de postes da luz. Os veículos de emergência trabalham por toda a cidade, de 50 mil habitantes, para ajudar as pessoas presas e recolhem os cidadãos feridos a fim de levá-los para os hospitais mais próximos.
Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram gravemente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como o hospital regional St. John, que ficou praticamente destruído.Testemunhas asseguraram à imprensa que o hospital foi golpeado diretamente pelo tornado e várias de suas alas sofreram incêndios. Um caçador de tornados, Steve Polley, disse à CNN que a situação de Joplin era "irreconhecível, e que tinha acontecido uma completa devastação".

Sequência de tempestades
O tornado que se abateu sobre Joplin faz parte de uma cadeia de tempestades que atravessou neste domingo alguns estados do meio oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.
Em Minneapolis, os tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de ter provocado escapamentos de gás e destruições de casas. As autoridades advertiram que os tornados continuarão nas regiões próximas do meio oeste do país, e recomendaram à população buscar abrigo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário