terça-feira, 15 de maio de 2012

justiça acolhe denúncia contra 12 pessoas por morte no Hopi Hari


Gabriela Yukari Nichimura, de 14 anos, caiu do brinquedo "La Tour Eiffel".
Responsáveis foram indiciados pelo crime de homicídio culposo

O juiz da 1ª Vara Criminal de Vinhedo, Fábio Marcelo Holanda, recebeu as 12 denúncias oferecidas pelo promotor criminal Rogério Sanches, pelo acidente que matou Gabriela Yukari Nichimura, de 14 anos, no parque de diversões Hopi Hari. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Holanda irá notificar todos os acusados para que respondam às denúncias oferecidas e, a partir de então, decidir se abre processo contra os responsáveis apontados pelo Ministério Público. Entre eles estão o presidente do parque, Armando Pereira Filho, e o gerente geral de Manutenção e Projetos, Stefan Fridolin Banholzer, que responderão por homicídio culposo - quando não há intenção de matar.

A pena foi aumentada em um terço para todos os denunciados. Segundo o promotor Sanches, eles podem ser condenados de um ano a quatro meses a quatro anos de prisão pela falta de observância das regras técnicas inerentes ao exercício da profissão.
Gabriela caiu do brinquedo "La Tour Eiffel", após usar um assento que deveria estar inativo e travado, em 24 de fevereiro. O resultado da perícia técnica feita no brinquedo mostrou uma série de irregularidades.
Emoção
O advogado da família, Ademar Gomes, soube da decisão ao ser procurado pela reportagem do G1, por volta das 22h. Ele resumiu que a Justiça está sendo feita e que até o fim desta semana pretende protocolar o pedido de indenização por danos morais de R$ 2 milhões ao parque, além de R$ 1 milhão à Prefeitura de Vinhedo, por considerar que não houve fiscalização e a administração é responsável pela concessão do alvará de funcionamento.
Durante a conversa, Gomes ligou para os pais de Gabriela, que estão em Iwata, região nordeste do Japão, para comunicar a decisão. "A dor será eterna, mas confia na Justiça dos homens", disse emocionada Silmara Nichimura.
Gabriela Nichimura, no Japão
(Foto: Arquivo Pessoal / Silmara Nichimura)


Outro lado 
O advogado criminal do parque Alberto Zacharias Toron informou que "não houve surpresa neste momento", uma vez que a decisão é provisória e o juiz terá de notificar todos os acusados para que respondam à denúncia oferecida. "Ele [Holanda] voltará a analisar se instaura ou não a ação penal contra todos ou alguns dos citados", resume o advogado.

O G1 também procurou o Hopi Hari, mas até esta publicação a assessoria não comentou sobre a decisão. 
Veja lista das pessoas denunciadas
Marcos Antônio Tomaz Leal – Atendente de Operação
Vitor Igor Spinocci de Oliveira – Atendente de Operação
Edson da Silva – Atendente de Operação
Amanda Cristina Amador – Operadora
Lucas Martins Figueiredo – Supervisor de Operações (Atendente Sênior)
Adriano César de Souza – Técnico de Manutenção Mecânica
Luiz Carlos Pereira de Sousa – Sênior Mecânico
Juliano Ambrósio – Técnico de Manutenção/Formação em Mecatrônica
Flávio da Silva Pereira – Gerente de Operações
Fábio Ferreira da Silva – Gerente de Operações
Stefan Fridolin Banholzer – Gerente Geral de Manutenção e Projetos
Armando Pereira Filho – Presidente do Hopi Hari
Foto mostra Gabriela Nichimura em brinquedo do Hopi Hari, em Vinhedo, antes do acidente (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução EPTV)
Foto mostra qual assento Gabriela ocupava no dia do acidente (Foto: Arquivo pessoal / Reprodução EPTV)


Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário