domingo, 20 de novembro de 2011

Pesquisa com brasileiros mostra problemas após terremoto de Tohoku/Kanto


Portal Web News


A prefeitura de Oizumi (Gunma) realizou enquete sobre o terremoto nas regiões Tohoku e Kanto para estrangeiros latinos que residem ou trabalham na cidade, noticou o website do jornal Mainichi. Foram recolhidas 260 respostas nas escolas e lojas brasileiras entre meados e final de agosto.
Segundo os dados da pesquisa, questionados sobre quais problemas mais sofridos logo após o terremoto, foram citados “falta de água, alimentos e gasolina” (87 pessoas), “apagão e economia de energia elétrica” (44 pessoas), “medo, nervoso, trauma ou insônia” (30 pessoas), “redução de emprego ou desemprego” (21 pessoas) e “falta de informação e dúvidas na confiabilidade de notícias do Japão” (20 pessoas).
A enquete também revelou as formas para obter informação (com múltiplas respostas), como noticiários de TV do Japão (181 pessoas), internet (139 pessoas) e informações de notícias de celular (67 pessoas).
Das 260 respostas, 110 pessoas (42,3%) conseguem comunicar-se em japonês sem interprete, porém 64,6% não conhecem e 11,2% não sabem como acessar o site do Centro Comunitário Multicultural de Oizumi que oferece informações para estrangeiros.
Com os resultados, a prefeitura pretende reforçar a divulgação do site e oferecer informações práticas.
A cidade concentra 6.246 residentes estrangeiros principalmente latinos, como brasileiros. O total da população é de 41.196 pessoas, no final de setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário