sábado, 17 de dezembro de 2011

Tormenta tropical nas Filipinas deixa 143 pessoas mortas


O balanço do número de vítimas fatais devido à tempestade tropical Washi chega a 143, graças às inundações e deslizamentos de terra. O exército encontrou 95 corpos em Cagayan de Oro, um porto na cidade ilha de Mindanayo. Segundo o coronel Leopoldo Galon, 125 pessoas estão desaparecidas na região.
O Conselho Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres informou que 48 pessoas morreram no resto do arquipélago. Os povoados mais afetados são Cagayan de Oro, com 500 mil habitantes e capital da província de Misamis Oriental, e Iligan, com 300 mil habitantes e que fica na província de Lanao del Norte, ambas na ilha de Mindanao.
O prefeito de Iligan, Lawrence Cruz, afirmou que o transbordamento dos rios inundou pelo menos dez aldeias nos arredores da cidade. “Foi muito rápido, quando as pessoas estavam dormindo”, explicou Cruz ao canal de televisão “GMA”.
O canal transmitiu imagens de uma família escapando pela janela de sua residência, invadida pela água, e sendo resgatada pelos serviços de emergência. As inundações forçaram a paralisação de 143 ônibus, 82 caminhões, diversos veículos e cerca de 100 embarcações.

A tempestade "Washi", com ventos de 65 km/h e copiosas chuvas, mantém neste sábado (17) seu curso através de Mindanao, a caminho do mar de Jolo, segundo o serviço meteorológico filipino.

Mais de 100 pessoas morreram nas Filipinas em setembro e outubro como consequência da passagem consecutiva dos tufões Nesat e Nelgae pela região norte do país.Nas Filipinas, há pelo menos 20 grandes tormentas por ano, a maioria sobre Luzón, a maior e mais povoada cidade do país.
Com informações das agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário