terça-feira, 27 de março de 2012

Corte de Tóquio ordena que Google remova resultados de pesquisa

Japão


A Corte do Distrito de Tóquio ordenou que a Google, temporariamente, remova resultados de pesquisa para o nome de um determinada pessoa.
A gigante de serviços online mostrou palavras associadas a um homem que estavam relacionadas a atos criminais. O advogado disse que seu cliente foi forçado a parar de trabalhar e não conseguiu outro emprego.
Corte de Tóquio ordena que Google remova resultados de pesquisa.
O homem apresentou uma ação judicial buscando um mandato provisório para descontinuar os resultados de pesquisa em outubro passado. Seu advogado disse que a Google argumentou que as palavras foram selecionadas automaticamente sem intenção, mas a corte ordenou que os resultados fosse removidos.
A Google ainda não tomou medidas corretivas para remover os dados, dizendo que a empresa-mãe nos Estados Unidos é que tem o direito de remover os resultados e que isso não é assunto da jurisdição do Japão.
O advogado disse que o homem sofreu danos irreparáveis por estar associado a atos criminais em que ele nunca esteve envolvido, e que ações imediatas devem ser tomadas.
A Google Japan disse à NHK que está considerando em como lidar com a situação. Ao entrar a sigla “NHK” na procura da Google, ela lista palavras relevantes tais como “news” e “radio” como informações suplementares.
Fonte:  NHK World/PortalMie

Nenhum comentário:

Postar um comentário