quarta-feira, 28 de março de 2012

Crianças estrangeiras fazem pedido para imigração


Japão



A partir de 9 julho entrará em vigor no Japão o novo Sistema de Controle de Residência dos Estrangeiros (gaikokujin no zairyu kanri seido). Filhos de estrangeiros que não atendem às exigências impostas pelo sistema participaram de uma passeata no bairro de Ginza, em Tóquio, na tarde desta segunda-feira, 26, segundo a emissora TBS.
Segurando cartazes com dizeres “adoro o Japão”, “quero viver aqui”, “quero ficar no Japão com meus pais”, várias crianças percorreram as ruas do bairro mais elegante da capital japonesa. Muitas nasceram e estão sendo criadas no Japão. Se os pais não obtiverem licença para permanecer no Japão, eles serão enviados para o país de origem e podem ser separados dos filhos.
Em julho, o sistema de registro de estrangeiro (gaikokujin toroku shomeisho) será abolido e o controle de estrangeiros em situação ilegal ficará mais rigoroso. A intenção é pressionar o governo para agilizar a emissão de permissões especiais de residência .
Estima-se que mais de 60 mil estrangeiros vivam em situação ilegal no país.
Zairyu Card - Com as novas regras do sistema de controle de permanência da imigração japonesa, o atual cartão de registro de estrangeiro (gaikokujin toroku) será substituído pelo cartão de permanência (zairyu card), que conterá um chip com todo o histórico do titular e que deverá ser continuamente atualizado na imigração a cada mudança, seja de trabalho, endereço, status de residência, etc. Até agora essas alterações eram feitas somente na prefeitura.
Desde 13 de janeiro, a imigração está aceitando o pedido antecipado do cartão de permanência (zairyu card), que será emitido somente após o dia 9 de julho.
Estrangeiros - O número de estrangeiros registrados no Japão caiu pelo terceiro ano consecutivo. O Ministério da Justiça informou que havia 2,07 milhões de estrangeiros inscritos no Japão no final de 2011, uma queda de 2,6% em relação ao ano anterior.
O número de estrangeiros com visto vencido vivendo no Japão teve queda de 14, 6% em 1º de janeiro, se comparado com o mesmo período do ano anterior, totalizando 67. 065 pessoas.

Portal Web News

Nenhum comentário:

Postar um comentário