segunda-feira, 2 de abril de 2012

Brasil endurece regras para entrada de espanhóis a partir desta segunda

Brasil

Turistas terão de atender às mesmas exigências feitas a brasileiros que vão à Espanha


A partir desta segunda-feira (2), o governo brasileiro fará novas exigências para permitir a entrada de visitantes espanhóis no País.

Com as mudanças, o turista que quiser vir ao Brasil só poderá ingressar no território nacional se apresentar um comprovante de que fez reserva em hotel e passagens de ida e volta com data marcada. Além disso, precisará provar que tem recursos suficientes para se manter no Brasil.

As exigências são as mesmas feitas pela Espanha para os brasileiros que viajam ao país, e o governo resolveu adotar o critério da reciprocidade em relação à nação europeia. A decisão foi tomada após uma série de negociações frustradas para reduzir as exigências impostas aos brasileiros que tentam entrar na Espanha.Desde 2007, o Brasil é o País com maior número de cidadãos barrados nos aeroportos da Espanha. Nos últimos anos, 10.020 brasileiros foram impedidos de entrar em território espanhol por não atender a algum dos requisitos que agora o Brasil exigirá dos cidadãos daquele país, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores.


O Itamaraty nega, porém, que se trate de uma retaliação por casos de pessoas que foram barradas nos aeroportos espanhóis e tiveram de retornar. No início de março, causou comoção a história de Dionísia Rosa da Silva, uma senhora de 77 anos que ficou três dias retida no aeroporto de Barajas, em Madri, e não pôde entrar na Espanha, onde visitaria parentes.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, as novas medidas, que deixam mais rigoroso o controle da entrada de espanhóis, não estão motivadas por nenhum episódio em particular. A reciprocidade, diz a diplomacia brasileira, seria apenas uma forma de equilibrar o nível de exigência para o ingresso em ambos os países. Procurada pelo R7, a Embaixada da Espanha no Brasil negou qualquer constrangimento com a decisão. Para a representação diplomática, que se pronunciou por meio de sua assessoria de imprensa, trata-se de algo “normal, que não atrapalha em nada as relações que os países já têm”.

A Embaixada informou, ainda, que está prestando todo auxílio necessário aos turistas que desejam vir ao Brasil e afirmou que não acredita que o número de viagens irá diminuir por causa das regras mais rígidas.

Segundo números do Ministério do Turismo que se referem a 2009, a Espanha é o nono país que mais manda turistas para o Brasil: foram 174.526 naquele ano, ou 3,63% do total. Na primeira posição está a Argentina, com 1,2 milhão de viajantes – 25% do total.

Novos critérios

Para comprovar que dispõem de recursos para permanecer no Brasil, os espanhóis poderão usar um cartão de crédito internacional, desde que o titular apresente uma fatura em que conste o limite permitido de gasto. Serão necessários pelo menos R$ 170 reais diários - o que equivale a 80 euros - para cada turista.

Se o turista for ficar em um hotel, precisará mostrar que tem reservas feitas e já pagas. Para
quem for se hospedar na casa de amigos ou parentes, será pedida uma carta-convite assinada pelo anfitrião. Tal assinatura deverá ser registrada em cartório. Outra exigência é um comprovante de residência em nome de quem receberá os espanhóis.

Crise diplomática

O pico do número de brasileiros barrados na Espanha ocorreu em 2007, quando 3.013 pessoas não puderam ingressar na nação europeia. Em 2008, foram 2.196, e desde então os números passaram a cair: 1.714 em 2009, 1.695 em 2010 e 1.402 em 2011. De acordo com o Itamaraty, isso se deve ao maior grau de informação que tem sido passado aos viajantes.

Em 2008, os dois países chegaram a viver uma breve crise diplomática devido a uma onda de deportações ocorrida na Espanha. Em março daquele ano, autoridades espanholas chegaram a barrar, de uma só vez, 30 brasileiros que desembarcaram no país. No grupo estavam dois pesquisadores brasileiros que participariam de um congresso em Portugal.

Alguns brasileiros alegaram que, mesmo tendo apresentado os documentos requeridos para entrar no país, eram maltratados pelas autoridades espanholas.

Em janeiro de 2009, o assunto voltou à tona depois que o compositor Carlos Althier Lemos Escobar, conhecido como Guinga, afirmou ter levado um soco de um policial espanhol no aeroporto de Barajas. As autoridades locais negaram qualquer incidente com o brasileiro.

Fonte R7

COMO É HOJECOMO VAI FICAR
Comprovação de despesas
Atualmente, o turista não precisa mostrar que tem dinheiro no bolso para se manter no BrasilOs espanhóis terão de comprovar que possuem pelo menos R$ 170 (80 euros) para cada dia de permanência no Brasil
Comprovante de hospedagem
Os espanhóis que chegam não precisam dizer onde vão ficar. Basta desembarcar e procurar um hotelA partir de agora, será preciso que a reserva no hotel já esteja paga. Um comprovante deve ser apresentado
Casa de parentes ou amigos
Também não há restrições. O turista chega tranquilamente e se dirige ao local em que ficará hospedadoO anfitrião deve apresentar uma carta-convite. No documento devem constar o prazo de estada do turista, a assinatura do anfitrião autenticada em cartório e seu comprovante de residência
Fonte: Itamaraty

Nenhum comentário:

Postar um comentário