segunda-feira, 23 de abril de 2012

Japão pode se tornar “insignificante” se economia não melhorar

Japão


A nação nipônica poderá voltar a ser um país “insignificante” do Extremo Oriente caso a estagnação econômica não for anulada nas próximas décadas, disse um estudo do Instituto de Diretriz Pública do Século 21.



O estudo analisou quatro diferentes cenários no Japão, concluindo que a economia pode encolher a partir de 2030 em diante, com o declínio do PIB com valores entre 0.46 por cento para 1.32 por cento anualmente de 2041 a 2050.
Em um dos cenários, a previsão é de que o PIB japonês deslize para o quarto lugar no mundo (do terceiro lugar no momento), com seu valor sendo um sexto do PIB da China e dos Estados Unidos. Em um cenário mais pessimista, o PIB japonês seria o nono no mundo, e representaria um oitavo do PIB chinês e do americano.
Em termos de PIB per capita, o Japão poderia deslizar para o décimo oitavo lugar no mundo, sendo ultrapassado pela Coreia do Norte, a qual alcançaria a décima quarta posição.
Como medidas imediatas, o Japão deveria em primeiro lugar melhorar a situação de trabalho para as mulheres e as pessoas de idade, assim como a reforma fiscal e social dos sistemas de segurança.
Fonte: Tokyo Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário