terça-feira, 24 de abril de 2012

Painel faz previsão de tsunami de 35 metros em Hokkaido

Japão


A costa do Pacífico na região de Hokkaido pode ser atingida por um tsunami de até 35 metros caso um massivo terremoto afetar a área, de acordo com um relatório provisório feito por um painel de especialistas do Conselho de Gerenciamento de Desastres de Hokkaido.



Os especialistas, liderados por Minoru Kasahara, um professor emérito da Universidade de Hokkaido, levantaram uma previsão de um terremoto de magnitude máxima de 8.6 a 9.1 graus baseados em sedimentos coletados do último tsunami.
A altura máxima do tsunami poderia atingir 35.1 metros no Porto de Tokachi em Hiroo, na província de Hokkaido.
Como resultado, a altura máxima do tsunami poderia atingir 35.1 metros no Porto de Tokachi em Hiroo, na província de Hokkaido. O número excede a altura prevista de 34.4 metros feita pelo Escritório do Gabinete para um tsunami em Kuroshio, na província de Kochi, na ocorrência de uma grande terremoto na área de Nankai.
De acordo com as projeções, um tsunami de 30 metros ou maior poderia afetar cinco cidades em Hokkaido, enquanto que um tsunami entre 20 e 30 metros poderia atingir outras seis cidades e vilas, inculindo Kushiro.
Na simulação feita pelo painel, a área epicentral do terremoto foi estimada em áreas fora do nordeste de Sanriku à costa de Nemuro. Presume-se que um terremoto de magnitude de 8 graus ocorrerá a cada 500 anos no limite da placa tectônica que se estende em áreas fora de Tokachi a àreas fora de Nemuro.
O painel de estudos planeja liberar seu relatório final em cerca de 1 a 2 meses após desenvolver previsões mais precisas.
O governo de Hokkaido havia previsto anteriormente que um possível maior terremoto teria magnitude de 8.6 graus e causaria um tsunami de uma altura máxima de 22 metros.
No entanto, baseadas em lições aprendidas a partir do Grande Terremoto ao Leste do Japão, as instituições começaram a fazer previsões dos piores terremotos possíveis e que podem ocorrer uma vez a cada centenas de anos, ou a cada mil anos.
O governo de Hokkaido iniciou a revisão de suas previsões de tsunami em junho do ano passado. O governo central também está revendo sua projeção para uma massivo terremoto esperado na área de Nankai.
Fonte:  The Daily Yomiuri/PortalMie

Nenhum comentário:

Postar um comentário