segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sobe para 18 número de mortos em atentado na Nigéria


Pelo menos 18 estudantes morreram neste domingo num ataque com explosivos e armas de fogo realizado contra um auditório da Universidade de Bayero, em Kano, na Nigéria, onde dezenas de jovens acompanhavam uma missa.
Segundo a versão digital do jornal local "Leadership", dezesseis estudantes e dois professores perderam a vida no ataque, que tinha como alvo a comunidade da localidade, de maioria muçulmana.
Seis homens armados invadiram na manhã de hoje o teatro, onde estudantes cristãos costumam celebrar cerimônias religiosas. O ataque durou meia hora e só terminou quando soldados da Força Militar Conjunta da Nigéria chegaram ao local. De acordo com o "Leadership", ocorreram três explosões no local.
Os homens armados jogaram bombas no interior da sala e dispararam contra as pessoas que tentavam sair do auditório, segundo relato de testemunhas ao jornal nigeriano "Vanguard".
O atentado ocorreu poucos dias depois da seita islamita Boko Haram realizar um ataque coordenado às redações do jornal "This Day" em duas localidades do país, que deixaram seis mortos e dezenas de feridos.
O Boko Haram luta para implementar a lei islâmica na Nigéria e diversos atentados recentes realizados no norte e centro do país foram atribuídos ao grupo. O norte da Nigéria é de maioria muçulmana, e o sul, católica.
Desde 2009, o Boko Haram matou cerca de 1.200 pessoas, a maioria em ataques perpetrados no norte da Nigéria, segundo o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, marechal Oluseyi Petinrin.
Com cerca de 150 milhões de habitantes divididos em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, o país mais populoso da África, sofre com tensões por suas profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais


DA EFE, EM LAGOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário