sábado, 19 de maio de 2012

Dissidente cego se prepara para deixar a China








Divulgação/Embaixada Norte-Americana em Pequim/Reuters.

Em foto de 4 de maio, Chen (centro) sentado em uma cadeira de rodas é acompanhado do embaixador americano na China, Gary Locke, em hospital
Em foto de 4 de maio, Chen (centro) sentado em uma cadeira de rodas é acompanhado do embaixador americano na China, Gary Locke, em hospital
Pivô de uma crise diplomática entre a China e os Estados Unidos, o ativista chinês cego Chen Guangcheng, declarou neste sábado (19) que deixou o hospital onde esteve internado nas últimas semanas e aguarda no aeroporto de Pequim para deixar o país rumo aos Estados Unidos.



“Estou no aeroporto, mas não tenho passaporte; não sei quando vou partir”, declarou Chen à agência AFP, por telefone. “Acho que vou para Nova York”, acrescentou o dissidente, que levantou a possibilidade de que as autoridades chinesas entreguem diretamente seu passaporte para autoridades norte-americanas no aeroporto.Chen estava internado há duas semanas em um hospital no centro da capital chinesa, à espera de passaportes para poder viajar para os Estados Unidos, conforme acordo firmado entre autoridades chinesas e norte-americanas.

O ativista, que luta há anos contra esterilizações forçadas e abortos, deu início a uma crise diplomática entre os dois países no último dia 27 de abril, ao escapar de sua casa, em Shandong, onde cumpria prisão domiciliar, e se refugiar na Embaixada dos EUA em Pequim.

Há duas semanas, quando a China recebia a visita da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, Chen abandonou a embaixada, depois de seis dias.

Uol (Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário