sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cresce sentimento anti-chinês no Japão




Uma pesquisa realizada no Japão e na China apontou o sentimento anti-chinês no Japão de 84%  e o sentimento anti-japonês na China em 65%.
A pesquisa foi realizada entre abril e maio por uma NPO (organização sem fins lucrativos) no Japão e na China com respostas de 1.000 japoneses e 1.627 chineses.
O percentual de japonês com sentimentos negativos sobre a China subiu 6 pontos percentuais desde o ano passado, a mais alta desde que a pesquisa começou em 2005.
70% dos japoneses e 51% dos chineses entrevistados citaram a disputa territorial sobre as ilhas Senkaku no Mar da China Oriental como o principal obstáculo para melhorar as relações.
Questionados se poderia haver conflito militar nas águas do leste asiático nos próximos anos ou no futuro, 38% dos entrevistados japoneses disseram “não”, enquanto 50% dos chineses disseram “sim”.
Mas perguntado se eles acham que o Japão e a China são relações importantes, 80% dos japoneses e 78%  de chineses disseram “sim”.
Os governos do Japão e da China têm tentando enfatizar as relações amistosas até o 40º aniversário das relações diplomáticas este ano





by PortalWebNews


Nenhum comentário:

Postar um comentário