terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nova Orleans se prepara para chegada de Isaac O fenômeno se aproxima sete anos depois da devastação provocada pelo furacão Katrina, que deixou 1,8 mil mortos

A chuva forte atingiu ontem um estacionamento em Tampa, na Flórida / MLADEN ANTONOV / AFP
A chuva forte atingiu ontem um estacionamento em Tampa, na Flórida / MLADEN ANTONOV / AFP
A população de Nova Orleans, na Louisiana, se prepara para a aproximação do Isaac, sete anos depois da devastação provocada pelo furacão Katrina, que deixou 1,8 mil mortos. O presidente democrata Barack Obama, sem dúvida com a lembrança da gestão falha de seu antecessor, o republicano George W. Bush, na tragédia de 2005, declarou estado de emergência na Louisiana em consequência da tempestade tropical. A declaração de emergência permite o fluxo de recursos e o envio de ajuda federal às autoridades locais. Obama também conversou com funcionários locais, como o administrador da FEMA (Agência Federal de Administração de Emergências), Craig Fugate, antes do Isaac, que pode virar um furacão nas próximas horas, atingir a Louisiana. Louisiana, Alamaba e Mississipi decretaram estado de emergência no domingo. O olho da tempestade aponta especificamente para Nova Orleans, que em 29 de agosto de 2005 foi devastada pelo Katrina com ventos que superavam 178 km/h - categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5 -, que se tornou o furacão mais letal da história dos Estados Unidos, com 1.800 mortos. Antes de passar pelos Estados Unidos, o Isaac deixou 19 mortos e seis desaparecidos no Haiti e dois mortos na República Dominicana.


Fonte:http://www.band.com.br



Turistas caminham na praia mesmo preocupados com a tempestade tropical / EDWARD LINSMIER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP


Tempestade tropical Isaac perturba a Flórida
O trajeto do ciclone que ameaça desde a semana passada se converter em furacão se dirige agora à Louisiana, segundo metereologistas



A tempestade tropical Isaac perturbava nesta segunda-feira a Flórida com ventanias e chuvas, atingindo Tampa, onde provocou o adiamento da Convenção Nacional Republicana, enquanto avança para o nordeste do Golfo do México apontando sua força contra Nova Orleans, sete anos depois do Katrina.

Os últimos informes meteorológicos advertiam que o trajeto deste ciclone que ameaça desde a semana passada se converter em furacão se dirige agora à Louisiana.

O relatório das 06h do Centro Nacional de Furacões aponta que o Isaac se localiza no Golfo do México 290 quilômetros a sudoeste de Fort Myers, na Flórida, e 650 quilômetros  a sudeste da foz do rio Mississippi, com ventos de 100 quilômetros por hora e se dirigindo para o oeste noroeste a 22 quilômetros por hora.

Seu olho aponta especificamente para Nova Orleans, a cidade que no dia 29 de agosto de 2005 recebeu o Katrina com ventos máximos sustentados que superavam os 178 quilômetros por hora  - categoria 3 na escala de cinco níveis Saffir-Simpson - para se converter no furacão mais mortal, matando mais de 1.800 pessoas, e no mais caro dos Estados Unidos.

Em Miami ocorreram tempestades esporádicas no sábado e no domingo com ventos fortes sustentados e chuvas que forçaram o cancelamento de mais de 400 voos desde e para o aeroporto internacional da cidade, além de ter provocado o fechamento de escolas e edifícios públicos nesta segunda-feira.

Quando atingia os Flórida Keys no domingo à noite, o CNH (Centro Nacional de Furacões) indicou que agora a tempestade se dirige para a Louisiana (sudeste dos EUA), o que provocou a declaração do estado de emergência - já vigente na Flórida, onde foi adiada para terça-feira a Convenção Nacional Republicana -, além de Alabama e Mississippi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário