terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pesquisadores da Universidade de Kyoto descobriram um composto orgânico em um erva comum que pode ajudar a prevenir ou deter hospedagem de doenças que incluem o câncer.


Uma equipe liderada pelo Professor Toshiaki Kume, da Escola de Graduação de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Kyoto, descobriu o composto orgânico DDC no aojiso, uma erva verde utilizada como tempero ou acompanhamento na culinária japonesa.
O DDC é conhecido por reduzir os efeitos reativos do oxigênio, os quais foram conectados a um hospedeiro de doenças e condições de saúde que incluem o câncer, envelhecimento e síndrome metabólica.
Oxigênio reativo são moléculas de oxigênio com um elétron ímpar que interage com os materiais ao redor em maneiras potencialmente destrutivas. No corpo, o oxigênio reativo pode alterar, prejudicar ou até quebrar os filamentos do DNA, levando a uma variedade de doenças degenerativas e autoimunes.
Normalmente, substâncias tais como as vitaminas e polifenóis neutralizam o oxigênio reativo no corpo. Fatores como o fumo, poluição do ar e stress, no entanto, podem derrubar o balanço em direção ao oxigênio reativo e resultar em sérias questões de saúde.
A equipe de Kume extraiu compostos do aojiso, de pêssegos, maçãs e de outros nove tipos de frutas e vegetais e os adicionou às células de ratos para verificar se algum deles impulsionaria a atividade de enzimas que mantêm a oxidação sob controle.
Os pesquisadores descobriram que com a adição do DDC a partir das folhas do aojiso, a atividade das enzimas anti-oxidantes eram cerca de 70 vezes maiores que o normal. Eles também mostraram que o DDC quimicamente sintetizado possui o mesmo efeito.
“Há somente uma pequena quantidade de DDC em uma simples folha de aojiso,” disse Kume. Ao invés de consumir as folhas de aojiso, “seria mais efetivo inserir DDC sintético em nossas refeições.”
Fonte: The Mainichi

Nenhum comentário:

Postar um comentário