segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Chineses colocam mendigos em gaiolas por causa de festa religiosa

Reprodução/dailymail.co.uk

Organizadores de uma feira religiosa realizada na Província de Jiangxi, na China, permitiram que mendigos participassem das comemorações — mas só se ficassem dentro de gaiolas.

Segundo o tabloide britânico Daily Mail, os mendigos eram obrigados a ficar dentro das gaiolas se não quisessem ser removidos do local.

Os responsáveis pelo evento afirmaram que a presença dos mendigos “arruinava a experiência dos visitantes” da feira
Reprodução/dailymail.co.uk

As gaiolas, semelhantes às usadas em zoológicos, são baixas e fazem com que os adultos tenham que ficar sentados, já que não caberiam em pé dentro dela.

Apesar de serem livres para sair das gaiolas, os mendigos que decidissem sair seriam “banidos da área do festival” e obrigados até mesmo a deixar a cidade
Reprodução/dailymail.co.uk


A feira, realizada anualmente, atrai visitantes de diferentes cidades da China.

Graças ao grande número de pessoas que passam pelo evento, a feira passou a ser um local onde mendigos pediam dinheiro para turistas e visitantes.

Um dos organizadores afirmou que os mendigos entraram voluntariamente nas gaiolas, que ficam ao longo da feira.

— Esse ano nós decidimos que não queríamos mendigos vagando pela feira, constrangendo nossos visitantes e estragando o evento
Reprodução/dailymail.co.uk

Segundo o organizador, a presença dos mendigos deixava os visitantes “desconfortáveis”.

— Não tivemos escolha a não ser bani-los do local. Vimos nas gaiolas uma boa solução para todos. As pessoas ainda podem dar dinheiro, mas não são mais assediadas e seguidas no festival, onde estão passando um dia em família.

Para os organizadores, os mendigos estão “confortáveis” em suas gaiolas.

— As pessoas dão comida e água como presentes. De certa maneira, é melhor eles estarem ali do que ter que encontrar um lugar nas ruas

Reprodução

O uso de gaiolas foi condenado por grupos de direitos humanos na China, que rotularam o local como um “zoológico humano”. Segundo o representante de um desses grupos, as pessoas ali estão sendo “tratadas como animais”.

— O que eles terão que fazer depois? Truques para ganhar comida? Isso não passa de humilhação pública.

A presença das gaiolas na feira e o tratamento que os mendigos receberam no evento deixaram alguns dos visitantes “enojados”, segundo o Daily Mail. Uma das turistas se disse “horrorizada” por ver pessoas presas em gaiolas.

— Essas pessoas merecem ser bem tratadas e deviam ter o direito de visitar a feira como qualquer outra pessoa. Se alguém quiser dar comida, dinheiro ou água, é a decisão de cada um







Eu ví no http://noticias.r7.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário