segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Diretor de cinema Koji Wakamatsu morre após ser atropelado em Tóquio


Wakamatsu era conhecido por seus trabalhos com alto conteúdo violento, erótico e político


- Efe


O polêmico diretor de cinema japonês Koji Wakamatsu faleceu na noite desta quarta-feira em um hospital de Tóquio, no qual se encontrava desde sexta-feira após ser atropelado por um táxi, informou a agência "Kyodo". O diretor, vencedor do Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim de 2008 por "Exército Vermelho Unido", era conhecido por seus trabalhos com alto conteúdo violento, erótico e político.

Aos 76 anos, o diretor não conseguiu recuperar-se dos graves ferimentos sofridos na cabeça e nas costas por conta do atropelamento, segundo fontes policiais consultadas pela "Kyodo". Com extensa filmografia, Wakamatsu estreou no cinema em 1963 com uma produção para adultos, "Amai Wana", após permanecer durante anos como assistente de direção em séries de televisão.

O erotismo e a violência dos seus filmes, no contexto da crítica política, levaram-no a ganhar o respaldo dos jovens ligados aos movimentos estudantis de esquerda no Japão. Wakamatsu ganhou o respeito da crítica internacional em 1982, quando lançou "Mizuno nai puuru" ("Uma piscina sem água").

Em 2010, um filme seu, "Caterpillar" (2009), foi premiado com o Urso de Prata de melhor atriz pelo papel de Shinobu Terajima, enquanto seu último trabalho, "Sennen no yuraku" ("O rapto do milênio"), participou do Festival de Veneza deste ano.









Eu lí no : http://www.ipcdigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário