sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Presidente eleita da Coréia do Sul pede ao Japão uma "correta percepção da história"





Presidente eleita da Coréia do Sul pede ao Japão uma "correta percepção da história"


Park Geun Hye afirma que promoverá a reconciliação na Ásia
- ipcdigital.com

A presidente eleita da Coréia do Sul, Park Geun Hye, se referiu indiretamente ao Japão, ao afirmar que uma "percepção correta da história" deve ser a base para promover a reconciliação e a cooperação no nordeste da Ásia, tarefa que assegurou que irá se dedicar.

Japão e Coreia do Sul estão em desacordo sobre a soberania das ilhas Takeshima, administrada por Seul. O conflito se agravou em agosto, após a visita do presidente Lee Myung-bak ao território disputado, conhecido como Dokdo pelos coreanos. Durante a campanha eleitoral, Park declarou que a cooperação com o Japão era muito importante. No entanto, ela também destacou que as ilhas Dokdo eram uma parte inerente de seu país e que não havia espaço para a negociação sobre a sua soberania.

Além disso, criticou o Japão por outro tema espinhoso ainda sem solução: as milhares de mulheres sul-coreanas escravizadas sexualmente pelo Japão antes e durante a Segunda Guerra Mundial. A península coreana foi colônia japonesa entre 1910 e 1945.

Depois de vencer a eleição, Park também se referiu à Coreia do Norte, uma grande preocupação na região. Ela descreveu como "grave" o recente lançamento de um foguete, supostamente para fins científicos, mas que para a Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão constitui um teste disfarçado de tecnologia de mísseis. No entanto, se mostrou disposta a se reunir com o líder norte-coreano Kim Jong-un.









Eu lí no http://www.ipcdigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário