sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Você já ouviu falar no "untem daikou" (運転代行)





O Japão atualmente apresenta um índice baixo de acidentes de trânsito, e isso se deve às rígidas punições aplicadas pela polícia.
Um hábito entre os japoneses que trabalham em escritórios é sair para beber com os amigos após o expediente.

Em 2006, um funcionário público da cidade de Fukuoka, colidiu com um veículo e causou a morte de três crianças. Ele fugiu do local e voltou cerca de 40 minutos depois, neste período, bebeu cerca de um litro de água porque, antes do acidente, tinha acabado de sair de um "snack", onde ingeriu bebidas alcoólicas.
Esse acidente chocou o país e em consequência, a polícia fez várias reformas na Lei de Trânsito, com pesadas punições para os motoristas que forem pegos embriagados.

Em casos de motoristas embriagados que causam acidentes, além de pesadas multas, o motorista pode ir preso, se houver vítimas fatais a pena é ainda mais rigorosa. Bares, restaurantes e pontos comerciais também podem ser punidos ao comercializarem bebida alcoólica para clientes que estão de carro, nem mesmo os amigos de farra ficam de fora, aos olhos da justiça japonesa, eles também têm responsabilidade em caso de acidentes, pois foram "cúmplices" da atitude imprudente.

A única saída para quem não quer abrir mão dos momentos de descontração com os amigos, é fazê-lo de forma consciente.
Surge aí o "untem daikou", um serviço especializado de transporte.
A pessoa que ingeriu bebida alcoólica e está de carro, liga para a empresa de táxi especializada (untem daikou) e solicita o serviço.
A empresa envia um carro com duas pessoas habilitadas para dirigir. Ao chegar no estabelecimento, a pessoa alcoolizada senta no banco passageiro do seu próprio carro, enquanto um motorista assume a direção do veículo rumo à residência do cliente. O carro é seguido pelo carro da empresa, ao chegar no destino com segurança, o cliente paga pelo serviço e o motorista que dirigiu seu carro volta de passageiro no carro da empresa de táxi.





Eu ví no Record Internacional Japão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário