terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Economia japonesa é afetada pelo conflito com a China





A economia japonesa contraiu na segunda metade de 2012 e poderá ter um crescimento de apenas 0,8 por cento em 2013. O crescimento do Japão é parcialmente afetado pelo conflito territorial com a China por causa das Ilhas Senkaku, disse o Banco Mundial em um relatório na terça-feira.
Economia japonesa é afetada pelo conflito com a China.


A China e o Japão são as economias mais desenvolvidas do mundo após os Estados Unidos.
As relações entre os dois países se deterioraram bruscamente desde setembro, quando o governo japonês comprou as ilhas que os chineses reivindicam no Mar do Leste da China.
Desde o início do conflito, os chineses se recusaram a comprar produtos japoneses, incluindo carros e eletrônicos.
Entre janeiro e novembro de 2012, o valor das exportações japonesas para a China apresentou uma queda de 17 por cento. A situação contribuiu para uma queda anual de 3.5 por cento no crescimento japonês no terceiro trimestre.
“No Japão, a economia parece estar contraindo, em parte devido às tensões políticas com a China por causa das Ilhas Senkaku”, isso é reportado na análise das Perspectivas Econômicas Globais do Banco Mundial que ocorrem duas vezes ao ano.
Se os dois países melhorarem as relações, o Japão poderá atingir taxas de crescimento de 1.2 por cento em 2014 e 1.5 por cento em 2015. A situação também poderia impulsionar a recuperação global, de acordo com a mídia internacional.



Fonte: Tokyo Times
Eu vi no PortalMie

Nenhum comentário:

Postar um comentário