O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou ser lamentável que uma fragata chinesa tenha fixado seu radar de controle de tiro contra um destróier japonês.
Na quarta-feira, Abe falou perante a sessão plenária da Câmara Alta do Parlamento japonês que tal ato poderia ter consequências imprevisíveis.
Ele afirmou que a China tomou uma ação provocativa unilateral justamente no momento em que ambos os países trabalhavam em prol da realização de conversações para melhorar as tensas relações bilaterais.
O premiê japonês enfatizou que vai exortar a China a evitar qualquer reincidência e se contenha para não piorar de maneira desnecessária as relações entre os dois países. Shinzo Abe acrescentou que quer a volta de uma parceria estratégica e mutuamente benéfica.
Já o vice-secretário-chefe do gabinete japonês, Katsunobu Kato, declarou à imprensa, na quarta-feira, que é necessário criar uma estrutura para evitar problemas futuros.
Segundo Kato, Japão e China têm trabalhado para estabelecer um sistema de contato entre as autoridades de defesa de ambos os países. Porém, os lados japonês e chinês ainda carecem de um sistema eficaz de comunicação.
Eu lí no NHK WORLD
Nenhum comentário:
Postar um comentário