terça-feira, 20 de maio de 2014

Vento pode transportar germe da China, causador de doença fatal para crianças no Japão .


Sem tratamento, 25% dos doentes desenvolvem aneurismas que podem causar ataques cardíacos e morte súbita





Um germe procedente de uma região agrícola da China, levado pelo vento, poderia estar na origem da doença de Kawasaki, uma misteriosa síndrome vascular que afeta crianças pequenas, revelou uma equipe internacional de pesquisadores.

doença de Kawasaki
Uma criança com "língua de morango" característica da doença de Kawasaki

A doença de Kawasaki, bastante rara mas cuja incidência está aumentando, é difícil de diagnosticar e pode causar danos permanentes às artérias, destacaram os autores do estudo publicado nesta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Sem tratamento, 25% dos doentes desenvolvem aneurismas que podem causar ataques cardíacos e morte súbita.

Descrita pela primeira vez em 1967, no Japão, e batizada com o nome de seu descobridor, Tomisaku Kawasaki, a causa dessa doença continua um mistério.

Ao notar que um forte aumento dos casos de Kawasaki no Japão coincidia com certas características dos ventos no continente asiático, o climatologista espanhol Xavier Rodó, do Instituto catalão de Ciências Climáticas de Barcelona, simulou em computador a circulação de massas de ar e de partículas.

Esse cientista constatou que a maioria dos casos se concentrava no Japão, onde sopravam ventos que se formavam em uma grande região agrícola do nordeste da China.

Em 2011, Rodó e sua equipe equiparam um avião com um filtro de ar muito grande para poder captar amostras de aerossóis a uma altitude de 2.000 a 3.000 metros para evitar os contaminantes superficiais.

Os cientistas captaram amostras durante os dias com maior incidência de casos do mal de Kawasaki e do vento que se forma no nordeste da China.

Síndrome de Kawasaki

A síndrome de Kawasaki, também conhecida como doença de Kawasaki, é uma vasculite que pode provocar aneurismas, principalmente das artérias coronárias.

A doença de Kawasaki é uma enfermidade que envolve a boca, a pele e nódulos linfáticos e afeta, tipicamente, crianças abaixo de 5 anos de idade. Muitas vezes é confundida com cocos (streptococus). Sua causa ainda é desconhecida, mas se seus sintomas forem reconhecidos logo, as crianças com esta doença podem se recuperar completamente em poucos dias. Se não tratada, pode levar a sérias complicações que podem envolver o coração.

Sintomas da Síndrome de Kawasaki

Os sintomas da Síndrome de Kawasaki surgem em 3 fases, sendo que nem todas as crianças apresentam todos os sintomas da doença. A primeira fase da síndrome caracteriza-se por:

Febre alta, geralmente acima dos 39 ºC, durante cerca de 5 dias;

Irritabilidade;

Olhos vermelhos;

Lábios vermelhos e rachados;

Língua inchada e vermelha como morango;

Garganta vermelha;

Ínguas no pescoço;

Palma das mãos e sola dos pés vermelhas.

Aparecimento de manchas vermelhas na pele do tronco e na área em torno da fralda.











Ví no ipc.digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário