segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Tufão N.18 (Phanfone) deixa um morto e pelo menos 10 feridos no Japão



A passagem do tufão N.18 que está neste momento sobre a costa leste do Japão traz ventos de até 130km/h. Regiões de Tokai, Kanto e Kinki sob alertas de fortes chuvas e rajadas de ventos.

tufao n18

O Tufão N.18 está neste momento passando pela área litorânea ao leste do Japão, movendo-se a 40km/h em direção a nordeste, com previsão de atingir em cheio a região metropolitana de Tóquio. Classificado como forte e de tamanho grande a passagem do tufão trouxe alertas de alagamentos em diversas regiões.

Estão sendo emitidos alertas em japonês nos celulares “Hinan Jyunbi Jouhou – 避難準備情報”- que é um alerta para se preparar para refúgio e as áreas respectivas. Caso vier alertas do tipo “Hinan Shiji – 避難指示” – o significado é ordem de evacuação e é emitido quando o perigo é iminente.

hinan

 Hoje (6 de outubro) foi decretado descanso na maioria das escolas da rede pública e particular das áreas propensas a serem atingidas pelo tufão e muitas fábricas deram ordem para que os funcionários ficassem em casa suspendendo as atividades.

A NHK noticiou até o momento um morto e 10 feridos, não sendo ainda uma contagem oficial. 3 pessoas continuam desaparecidas.

Um membro da Força Aérea dos EUA morreu afogado devido a altas ondas no extremo sul do Japão na província de Okinawa no domingo.

Outros dois pilotos continuam desaparecidos. Os militares dos EUA e da Guarda Costeira do Japão estão procurando pelos desaparecidos. Segundo a polícia, os homens estavam tirando fotos do litoral.

O Tufão Phanfone estava sobre a costa litorânea de Shikoku, no sudoeste do Japão na noite de domingo, com ventos de até 90 km/h, depois de atingir as regiões de Okinawa e Kyushu, informou a Agência Meteorológica do Japão.















Ví no PortalMie

Nenhum comentário:

Postar um comentário