terça-feira, 23 de junho de 2015

Japão lembra hoje os 70 anos do fim da Batalha de Okinawa - E lá se foram setenta anos do fim da Segunda Guerra Mundial.




O dia de hoje é lembrado no Japão por ser o 70º aniversário do fim da batalha de Okinawa, durante a Segunda Guerra Mundial.

O aniversário de 70 anos da batalha que encerrou o capítulo do militarismo no Japão, ocorre justamente no momento em que o primeiro-ministro conservador, Shinzo Abe, tenta aumentar o papel militar do país.


Para o mundo, a batalha de Okinawa representa o maior combate aéreo, terrestre e naval de todos os tempos, durando 82 dias (de 1º de abril a 22 de junho de 1945) e matou mais de 200.000 pessoas, entre civis, soldados japoneses e norte americanos.

Nesse post falaremos sobre os heróis japoneses, os Kamikazes


O Significado do "Kamikaze"

kamikaze-pilot
Imagens de internet

Kamikaze, traduzido como “Vento Divino”, fez parte de uma estratégia lançada em 1944 durante a II Guerra Mundial, onde 2.500 pilotos de caça japoneses mergulharam do céu, com nomes míticos como “sol da manhã” e “montanha de flores de cerejeira”, lançando-se contra as forças norte-americanas.

kamikaze
Imagens de internet

Em nome do orgulho imperial, os Kamikaze afundaram dezenas de navios dos EUA, matando quase 5.000 marinheiros americanos. O termo “Kamikaze” faz alusão às tempestades de vento que salvaram o Japão do ataque dos mongóis em duas oportunidades durante o século 13 (1247 e 1281) após estes terem conquistado a China.
No primeiro ataque da Mongólia, uma frota de 3.500 navios que transportava mais de 100.000 mongóis foram surpreendidos por um forte tufão, que destruiu a frota invasora. Sete anos mais tarde, outra tempestade devastadora anulou uma mova tentativa de invasão dos mongóis no arquipélago japonês.


Imagens de internet

Cerca de 700 anos depois, “kamikaze” tornou-se o nome dos esquadrões de pilotos suicidas com o objetivo de deter a invasão dos “novos mongóis”, ou seja, dos estadunidenses. A ideia partiu do Vice-Almirante Takijiro Onishi, o comandante da força aérea naval japonesa, nas Filipinas, quando as tropas dos EUA desembarcaram na ilha de Leyte.

kamikazes
Imagens de internet

Incapaz de afastar as forças aliadas em outubro de 1944, Onishi reuniu os oficiais e apresentou-lhes seus planos, defendendo o que considerava a única forma pelo qual um pequeno contingente pudesse atacar com grande eficácia, organizando ataques suicidas com os caças Mitsubishi A6M Zero armados com 250 kg de bombas para atacar porta-aviões inimigos.


Imagens de internet

Em sua publicação, intitulada como “Ser e Tempo”, Martin Heidegger explicou que o homem é um “ser que caminha para a morte” e sua relação com o mundo concretiza-se a partir dos conceitos de preocupação, angústia, conhecimento e complexo de culpa. O homem deve tentar “saltar”, fugindo de sua condição cotidiana para dessa forma atingir seu verdadeiro “eu”.
Tanabe interpretou isso como um chamado para os japoneses para defender incondicionalmente a causa nacional, preservando, assim, a “grande esfera da riqueza asiática.” Em resposta, dezenas de estudantes se inscreveram nas unidades Tokubetsu Kōgekitai (Unidade de Ataque Especial).


Imagens de internet(Tom Porta)

Em contrapartida, muitos foram motivados pela pressão social. Segundo o historiador Wolfgang Schwentker, “os pilotos subiram em seus aviões cheios de entusiasmo e voaram para a morte em triste desespero.” A ideologia promovida pelo Estado mostrava o culto à morte, um incentivo aos pilotos.
Na imprensa, o espírito japonês, a devoção pelo imperador e poemas de morte mencionando a sakura (flor da cerejeira) eram divulgados. Mas os diários dos pilotos mostravam o quanto estavam perturbados com a ideia da morte, e alguns eram até mesmo contrários ao sistema político do Império.


Imagens de internet(Tom Porta)

Após os ataques suicidas dos Kamikaze, as forças americanas reforçaram as defesas anti-aéreas dos seus navios. Apesar de 2 mil pilotos kamikaze terem causado danos significativos durante a Batalha de Okinawa, isso não foi o suficiente para evitar o desfecho da Segunda Guerra Mundial.
Pode-se dizer que esses ataques suicidas de certa forma ajudaram a mudar a estratégia norte-americana. Temendo que a invasão nas principais ilhas do Japão atraíssem dezenas de milhares de pilotos kamikaze, o presidente Harry Truman logo foi persuadido a usar a bomba atômica nuclear.

Imagens de internet(Tom Porta)



Fonte: mysterychannel

Nenhum comentário:

Postar um comentário