quinta-feira, 17 de março de 2011

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES DO CONSULADO DO BRASIL À COMUNIDADE


(atualizado em 16 de março, às 11 horas)
Devido a informações desencontradas veiculadas pela imprensa e por meio de redes sociais, o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio esclarece o seguinte:
- O Governo Federal Brasileiro, o Itamaraty, a Embaixada do Brasil no Japão e os Consulados-Gerais do Brasil em Tóquio, Nagóia e Hamamatsu estão monitorando atentamente os acontecimentos no Japão desde o terremoto e o tsunami de sexta-feira e estudando quais medidas serão tomadas caso a situação da Usina Nuclear de Fukushima venha a representar risco concreto às comunidades brasileiras. Neste momento, entretanto, as informações disponíveis indicam não haver risco sério de contaminação nuclear das populações fora do perímetro estabelecido pelo governo japonês ao redor da Usina de Fukushima. As informações de que haveria aviões brasileiros a caminho para buscar cidadãos são neste momento falsas;
- O Consulado-Geral organizou missão para a retirada dos brasileiros que o quiserem das regiões de Sendai e Fukushima, regiões severamente afetadas pelo terremoto e pelo tsunami. Esta missão encontra-se agora em andamento. Não há previsão, neste momento, de missões de retirada de brasileiros de Ibaraki ou outras regiões;
- O Consulado-Geral sugere que os brasileiros mantenham a calma, economizem recursos e energia e mantenham-se informados junto às prefeituras de suas localidades quanto a eventuais medidas emergenciais a serem tomadas.
TERREMOTO NO JAPÃO - ATENDIMENTO EMERGENCIAL
O Consulado-Geral do Brasil em Tóquio está funcionando em regime de emergência, 24 horas por dia, desde o dia 11 de março, com vistas a prestar toda a assistência possível à comunidade brasileira em sua jurisdição neste momento de extremas dificuldades.
A sede do Consulado-Geral, no bairro de Gotanda em Tóquio, está operando normalmente para atendimento ao público, e em horário ampliado, das 9h às 16 horas.
O Setor de Assistência a Brasileiros do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio está operando de forma ininterrupta, 24 horas, sete dias por semana, desde o dia 11 de março. O Setor de Assistência pode ser contactado pelos seguintes telefones:
03-5488-5665 (a partir do Brasil, ligue 00-XX-81-3-5488-5665)
050-6860-6242(a partir do Brasil, ligue 00-XX-81-50-6860-6242)
O e-mail do Setor de Assistência a Brasileiros é assistencia@consbrasil.org
Sugerimos aos brasileiros que têm acesso à internet que enviem suas consultas preferencialmente por e-mail, para facilitar o atendimento.
O Consulado-Geral também pode ser contactado, em casos de emergência, pelo telefone celular 090-6949-5328.
IMPORTANTE: Este número de celular é apenas para emergências envolvendo brasileiros afetados pelo terremoto e pelo tsunami. É importante manter a linha desocupada para que as pessoas efetivamente em emergência possam contactar o plantão prontamente. O Consulado-Geral pede a colaboração de todos para usar esta linha SOMENTE EM EMERGÊNCIAS. Membros da imprensa devem dirigir suas consultas ao Consulado-Geral por e-mail, para o endereço assistencia@consbrasil.org, ou por telefone fixo, no horário comercial no Japão, para o número 03-5488-5665 (a partir do Brasil, ligue 00-XX-81-3-5488-5665).
SABJA - ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
A SABJA disponibilizou números de telefone para atendimento para suporte emocional devido ao terremoto:
050-5806-5754 (psicóloga Lucia)
050-5534-3475 (psicóloga Sandra)
AVISO - SERVIÇOS CONSULARES
O Consulado está funcionando normalmentepara emissão de documentos, inclusive passaportes. Em caráter excepcional, o Consulado-Geral ampliou o horário de atendimento de 9h às 13h para 9h às 16h. A emissão de passaportes é feita no mesmo dia da solicitação.

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