segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Chuvas dificultam resgate após terremoto que matou ao menos 50 no Nepal e na Índia

Abalo de 6,9 graus na escala Richter aconteceu neste domingo (18)
Soldados e equipes de resgate caminharam em meio a fortes chuvas para vilarejos isolados na cordilheira do Himalaia nesta segunda-feira (19), em busca de sobreviventes de um terremoto de 6,9 graus na escala Richter, que aconteceu neste domingo (18) e matou ao menos 50 pessoas na Índia, no Nepal e na China.
Densas nuvens impediram helicópteros de sobrevoar as regiões afetadas, onde estão localizados os picos mais altos do mundo, e autoridades disseram que o número de vítimas poderia aumentar. Milhares de soldados que estavam ajudando nos esforços de resgate podem chegar às regiões atingidas só na terça-feira porque os caminhos para as montanhas estão bloqueados.
Equipes de resgate retiraram vítimas dos escombros, e o número de mortos no Estado de Sikkim, no nordeste da Índia onde ocorreu o epicentro do tremor, subiu para 31. O terremoto foi sentido a uma distância de mais de 800 km, em Nova Déli (capital da Índia).
Ao menos duas pessoas morreram no Estado de Bihar, ao sul de Sikkim, enquanto seis morreram no Estado de Bengala Ocidental, na Índia.
"As pessoas ainda estão em pânico", disse Pawan Thapa, morador de Gagtok, capital de Sikkim, à Reuters por telefone depois que o terremoto abalou prédios durante mais de um minuto.
- Passamos a noite inteira fora de nossas casas.
Chuvas
As chuvas vêm atingindo partes de Sikkim há quatro dias seguidos. As temperaturas na zona do terremoto estavam cerca de 8 graus Celsius e poderiam cair durante a noite.
O terremoto ocorreu às 6h10 (9h40 de domingo, no horário de Brasília) e foi sentido em cinco países, incluindo Bangladesh e o Butão.
Fora da Índia, ao menos sete pessoas morreram no Nepal, e segundo a agência estatal de notícias chinesa Xinhua, mais mortes foram registradas no Tibete.
Vários terremotos atingiram o norte e leste da Índia neste ano, mas nenhum causou grandes prejuízos ou mortes.
Mulher nepalesa tira pedras do caminho para abrir passagem para pedestres em Katmandu (capital do Nepal). Terremoto de 6,9 graus atingiu o país neste domingo (18)


Nenhum comentário:

Postar um comentário